São Paulo, sexta-feira, 06 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista critica ação para conter subida do dólar

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ALPINÓPOLIS

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem que a medida anunciada pelo governo para conter a alta do dólar é "uma pedrada jogada na cabeça do povo brasileiro".
"Um governo que resolve destinar US$ 1 bilhão por mês para garantir o não-aumento do dólar é um governo que deveria reconhecer que a nossa economia está debilitada. O Brasil é o único país do planeta Terra que treme com a crise argentina. Nem o Paraguai treme."
Para o pré-candidato à presidência pelo PPS, Ciro Gomes, o Banco Central está "tonto" com a alta do dólar e que a única maneira para conter a alta, dentro do atual sistema, é aumentar a taxa de juros: "Remédio maluco para este modelo pirado que inventaram". O problema seria estrutural e, portanto, demandaria uma mudança na política econômica.
Segundo ele, haverá aumento na taxa de juros, queima de reservas e desvalorização do câmbio, o que dificultará o cumprimento das metas de inflação. "Isso deixará o país completamente quebrado", afirmou. "Se o dólar parar em R$ 2,50, patamar que acho que estabilizaria, a inflação vai embora. Não há a menor chance de isso não explodir."




Texto Anterior: Sucessão no escuro: Lula elogia realizações do regime militar
Próximo Texto: Em congresso da Força Sindical, Ciro não confirma Paulinho como vice
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.