UOL

São Paulo, domingo, 06 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA

"Primeira-dama não pode aceitar"

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o professor de Ética da Unicamp Roberto Romano, a primeira-dama não pode aceitar sequer um "alfinete" de presente.
"O presidente da República e a primeira-dama não podem ganhar nem um boné nem um colar de pérolas. Tem de haver uma separação entre o público e o privado. Do ponto de vista ético, eles não podem receber sequer um alfinete", disse Romano.
Para ele, os gastos da primeira-dama devem se limitar a valores fixados no orçamento do palácio.
Leia a seguir alguns trechos da entrevista que Romano concedeu à Folha:

Folha - Como o sr. vê o recebimento de tratamentos estéticos de graça pela primeira-dama?
Roberto Romano -
É errado. Ela tem de pagar como qualquer outra senhora. O que não está no orçamento do palácio não pode entrar nos gastos da primeira-dama. O cidadão privado não tem acesso a esse tipo de coisa. No caso de jóias emprestadas, acho que não tem problema. Ela não sai com a etiqueta da loja. Usa, devolve e tudo fica bem. O problema é ganhar favores. Imagina se alguma dessas empresas sonega imposto.

Folha - Por que o sr. acha que há atitudes desse tipo?
Romano -
Acho que há uma dose muito grande de personalismo no atual presidente que o faz pensar que é dono do cargo.

Folha - A assessoria do Palácio do Planalto disse que a primeira-dama não comentaria os presentes porque não é servidora.
Romano -
Ela tem um papel público simbólico e funcional. Ela está acima de todas as servidoras. É a mulher do presidente da República. Quando o marido assume o cargo, a pessoa deixa de ser operária ou professora universitária. O presidente pode ser honesto, mas a primeira-dama não pode aceitar favores.

Folha - O sr. acha que há no Brasil uma dificuldade de distinção entre o público e o privado?
Romano -
Acho que sim. Não estamos falando de regras morais, mas de regras éticas que, com certeza, estão ligadas aos costumes e aos modos de exercer a função pública em um país democrático.


Texto Anterior: Primeira-dama ganha roupas de até R$ 3.000
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.