São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SENADO

Müller deportou Olga Benário

Suplicy pede revisão de homenagem a "carrasco"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Perto da estréia de "Olga" nos cinemas, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu na tribuna do Senado o nome de Filinto Müller seja retirado de uma das alas de gabinetes da Casa. À frente da chefia de polícia, Müller foi responsável pela deportação da judia Olga Benário, militante comunista, para um campo de concentração nazista na Alemanha, onde ela foi executada em 1942.
A revisão da homenagem a Müller já foi defendida pelo senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), que apresentou um projeto de lei nesse sentido. O ex-chefe de polícia do Distrito Federal foi presidente do Senado de 1973 a 1975 e morreu em um acidente aéreo.
"Será que o Senado deveria mesmo estar homenageando a pessoa que foi responsável pela prisão e perseguição e, em conseqüência, até o sacrifício final de uma mulher que acreditava com tanta força e sinceridade?", questionou Suplicy. O senador leu ainda na tribuna a última carta que Olga escreveu a seu marido, Luís Carlos Prestes, e à filha na véspera de sua morte na câmara de gás.
Suplicy e Cabral propuseram substituir o nome de Müller pelo do ex-senador Nelson Carneiro, jornalista e advogado. (FK)


Texto Anterior: Sombra no Planalto: STF proíbe Estado de liberar bingos
Próximo Texto: Operação Mamoré: PF prende ex-senador por desvio de R$ 18 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.