UOL

São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOME ZERO

Graziano aponta falha em 30% dos cadastros

DO ENVIADO A CHAPECÓ

Ao iniciar o processo de unificação de seus programas sociais, o governo federal detectou que cerca de 30% dos beneficiários do programa Fome Zero apresentam problemas em seus cadastros que geram um desperdício de verba de R$ 1,3 bilhão ao ano.
"No cadastro do Fome Zero, que a gente checa, vai de domicílio em domicílio, nós temos encontrado um erro de 30%. Praticamente um em cada três [beneficiários] está indevidamente colocado, ou recebe de outro programa, ou a renda declarada está desatualizada, ou o endereço mudou, um conjunto de erros acumulados", disse o ministro José Graziano (Segurança Alimentar), anteontem, em Chapecó (SC).
Segundo ele, o cadastro do Fome Zero está sendo utilizado como uma espécie de viga-mestra para a unificação dos programas sociais do governo, prevista para ter início neste mês.
A verba anual do Fome Zero é de R$ 4 bilhões. "Um terço disso poderia ser economizado, poderíamos atender mais gente."
A unificação dos cadastros de quatro programas -Bolsa-Escola, Bolsa-Educação, Cartão Alimentação, Vale-gás- é o primeiro passo para a criação do Bolsa-Família, que será a principal vitrine do governo na área.
(JOSÉ ALBERTO BOMBIG)


Texto Anterior: MST propõe assentamentos provisórios
Próximo Texto: Memória: Acidente aéreo mata o presidente do PTB
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.