São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Show e os bastidores

"R$ 90 bi para a saúde", cercado por governadores, e Lula até "incorpora Raul Seixas a favor da CPMF", na escalada dos telejornais da Band e da Record, ontem. Mas não foi o bastante e, entrando pela noite na Folha Online, "base aliada manobra para adiar a votação".
Na blogosfera da corte, o jogo era outro. Os blogs de Ricardo Noblat e Claudio Humberto diziam que José Sarney não é candidato. "Apesar das afirmações em contrário, continua atuante a articulação para fazer de Sarney o presidente", avisava o de Lauro Jardim.

 

O "JN" evitou destacar Raul Seixas ou José Sarney. Abriu com "Renan se livra de todas as acusações".

SEM AMEAÇA
Ecoaram por agências, em sites como o "Wall Street Journal", as declarações do diretor da agência nuclear da ONU, Mohamed El-Baradei, de que há "vastas diferenças" entre o programa brasileiro e o iraniano. Também que não vê "ameaça" na Venezuela.

SEM PAZ
O Terra entrevistou Raúl Isaías Baduel, o ex-ministro agora "ator-chave" ao vencer o referendo. Diz que "ganhou a paz" e espera de Chávez que "honre o compromisso" de respeitar as urnas. Mas não tardou e, num programa em que Baduel foi alvo, Chávez atacou a "vitória de merda" e avisou que vai tentar de novo.

PETRÓLEO CANDENTE
O "Financial Times" deu que a prospecção no mar é a "questão candente do futuro", com a indústria alertando nos EUA que "países como Brasil e Noruega investem pesado" -e cobrando o mesmo por lá.

ELDORADO
O "Le Monde" deu que o Mercosul "é o novo Eldorado da indústria automobilística européia". Por Mercosul, no texto, entenda-se Brasil, onde lideram Fiat e VW. Agora "as francesas querem recuperar o atraso" com mais inversões.
E o "WSJ" deu nova mostra de que as montadoras "estão sob pressão para transferir seu dinheiro aos Brics". No caso, a GM vai à Rússia.

OUTRA ALTA DEFINIÇÃO

tiagodoria.ig.com.br
Vídeo já disponível on-line, no Brasil


Ecoou no site da "Wired" e, por aqui, no blog de mídia de Tiago Dória o lançamento pela gigante Adobe da nova versão do Flash Player. É o primeiro "update" com suporte para vídeo de alta definição ou HDTV. No mesmo dia, o Hulu, o recém-lançado site de vídeo de NBC e da News Corp., com conteúdo de Sony, MGM e outros, passou a distribuir -em teste- vídeos também em HD. A "Wired" arriscou que, com o novo Flash, em menos de um ano o YouTube e outros poderão estar postando vídeos em alta definição.
Dória informa que até aqui, no Brasil, pelo menos dois sites, Colméia e Videolog, já "publicam" os vídeos em HD.

SEM INTERAÇÃO
A blogosfera de mídia não gostou nada da HDTV, como apelidou a Globo. Em suma, o premiado Alexandre Inagaki questionou "a programação medíocre de sempre" na tela.
E Silvio Meira, postando no Globo.com, avisou que "para dar certo" deveria "ter jeito de internet, porque a audiência vai estar lá, na internet". Mas no Brasil a TV digital é de "alta definição. E sem interação".

PARA FUTEBOL
Meira ironizou que a alta definição serve para futebol, não para a programação de sempre. E que o velho PAL-M só colou "aqui e no Laos".

BRASIL E JAPÃO, SÓ
Como ressaltou o próprio "Japan Times", ao noticiar a estréia da TV digital por aqui, o Brasil foi "a primeira nação a adotar as especificações tecnológicas do Japão".

ESCULACHO "FAKE"

oglobo.globo.com/rio/ancelmo


O Globo Online postou vídeo com ator de "Tropa de Elite" "esculachando camelô" que vendia pirata. O blog de Rosana Hermann achou "fake". E o Globo Online postou ontem que era mesmo. O vídeo não está mais "disponível".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Questão Agrária: Famílias ligadas ao MST invadem fazenda no MT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.