São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2001

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MARKETING
Paulo de Tarso Santos foi o responsável pela campanha do petista nas eleições presidenciais de 1989 e de 1994
Ex-marqueteiro de Lula cuida agora de FHC

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após quase três anos, o presidente Fernando Henrique Cardoso volta a ter um marqueteiro para cuidar de sua imagem pessoal e de seus discursos e pronunciamentos. O trabalho ficará a cargo do publicitário Paulo de Tarso da Cunha Santos, que tem no currículo a coordenação das duas primeiras campanhas de Lula (89 e 94) à Presidência.
A Folha apurou que Paulo de Tarso foi contratado recentemente, apesar da resistência do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo, Andrea Matarazzo. "Não pude evitar", afirmou Matarazzo semana passada, durante reunião de planejamento das estratégias de comunicação do governo, à qual, no entanto, o recém-contratado marqueteiro não compareceu.
Por intermédio de sua assessoria, Matarazzo negou à Folha a contratação de Paulo de Tarso pela Secretaria de Comunicação. Uma possibilidade é que ele seja contratado de forma indireta, ou seja, por meio de uma agência de publicidade que presta serviço a algum órgão do governo. O valor de seu contrato também não foi revelado por Matarazzo.
Paulo de Tarso tem 30 anos de profissão. É presidente da Tarso Loducca Consultoria e Comunicação Institucional, com sede em São Paulo, que tem como sócio o também publicitário Celso Loducca, da Loducca Publicidade S/A. O novo marqueteiro presidencial trabalha com assessoria política desde 1982, quando participou da campanha vitoriosa de Franco Montoro ao governo de São Paulo.
Na primeira campanha de Lula, foi ele quem criou a "Rede Povo", apontada como responsável por parte da elevação de intenção de votos de 5% para 43% do candidato petista. Depois fez a campanha de Luiza Erundina à Prefeitura de São Paulo em 1988 e assessorou o ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque, do PT, até deixar a tarefa por não conseguir impedir a sua queda de popularidade no cargo.
Mais recentemente, Paulo de Tarso coordenou a campanha da reeleição do governador do Paraná, Jaime Lerner (1998), e do prefeito Cássio Taniguchi, de Curitiba (2000) -ambos do PFL.

Estréia no Natal
Segundo a Folha apurou, o nome de Paulo de Tarso foi indicado para "avaliação" de Matarazzo no ano passado. A sugestão teria vindo do ministro Pedro Parente (Casa Civil). Matarazzo iniciou então uma série de consultas e o convidou para dar sugestões na mensagem de Natal do presidente, que foi ao ar em cadeia de rádio e TV no dia 24 de dezembro.
Paulo de Tarso foi um dos responsáveis pelo texto da mensagem e incluiu nele referências religiosas e de tom popular, normalmente não usadas pelo presidente, como as seguintes frases: "Há 2.000 anos, com o nascimento de Jesus, o mundo viu nascer também uma palavra de amor, de perdão e de solidariedade" e "Que Deus nos proteja".
Também foi dele a idéia de gravar o pronunciamento no escritório particular de FHC, localizado na área íntima do Palácio da Alvorada. Em geral, as gravações eram feitas na biblioteca -local que ele considerou sisudo demais. Ele também colocou FHC de lado para a câmera.
O novo marqueteiro ocupará as tarefas que cabiam ao publicitário Geraldo Walter, morto em março de 1998, então sócio da DM9 e responsável pela primeira campanha de FHC à Presidência, em 1994. Ironicamente, Paulo de Tarso substituirá aquele que lhe impingiu a segunda derrota na tentativa de Lula chegar ao Palácio do Planalto. Geraldo Walter era amigo pessoal de FHC e atuava também como conselheiro político.
Na nova função, Paulo de Tarso terá como tarefas cuidar do marketing pessoal do presidente. Na prática, do que ele fala em entrevistas e discursos, de quantas vezes deverá aparecer em público, dos textos e artigos que publica e até mesmo do visual de FHC.
Nesse aspecto, conta com a resistência de assessores próximos ao presidente.
"FHC é o maior marqueteiro de si próprio e ele sabe bem o que fazer há 18 anos", afirmou um deles à Folha, demonstrando contrariedade com a contratação do marqueteiro.
Paulo de Tarso terá como tarefa mudar o maior problema de comunicação de FHC: conseguir exposição na mídia com notícias de impacto. É o que faz bem, por exemplo, o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).
Procurado pela Folha em seu escritório, Paulo de Tarso respondeu por meio de sua secretária que, "no momento, não está desenvolvendo nenhuma campanha" para a Presidência. Não falou de assessoria ou consultoria, no entanto.


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