São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assessor de Eunício é ligado a rádios

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de ser proprietário de rádios, o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE) -nome cotado para assumir o Ministério das Comunicações na reforma do governo Lula- tem um assessor ligado a pelo menos três emis- soras no Ceará, sua base eleitoral.
Ontem, a Folha revelou que o parlamentar tem três rádios.
Entre outras atribuições, a pasta das Comunicações, com o Congresso, é responsável por liberar e renovar concessões de rádio e definir políticas do setor. Não há, no entanto, impedimento legal à nomeação de Oliveira ao cargo.
Donizete Arruda, funcionário do parlamentar oficialmente há seis meses, é sócio da única FM de Crateús e diretor de uma fundação dona de duas FMs educativas no Estado (Maracanaú e Sobral).
Macário Martins, que atendeu a ligação da Folha na rádio de Crateús, afirmou ser supervisor de um grupo de comunicação de Arruda. Em conversa gravada, disse que o assessor de Oliveira é dono de outras duas rádios já em funcionamento, está montando mais duas e ainda teria obtido concessão para instalar 20 emissoras.
De acordo com ele, o grupo de Arruda irá inaugurar em breve uma FM em Guaiúba e outra em Aracati. Além disso, afirma que o assessor é dono de uma FM em Redenção e de uma AM em Guaraciaba do Norte, ambas já no ar.
Martins disse ainda que Arruda é sócio de uma agência de publicidade em Fortaleza, geradora de noticiário para 42 rádios.
Arruda nega as informações. Diz ser sócio minoritário da FM de Crateús e apenas um dos membros da fundação que possui duas rádios -não inauguradas.
O assessor de Oliveira afirmou que só possui "10% da rádio de Crateús e nada mais". "Quem lhe deu essas informações quer me prejudicar. Não há nem funcionário do meu grupo, porque não tenho grupo. Tenho só 10% da rádio de Crateús, e está em processo no ministério uma AM de Guaraciaba. Essa ainda não foi homologada, então não posso dizer que é minha", disse Arruda, ex-apresentador da TV Jangadeiro (retransmissora do SBT no CE).
Num segundo telefonema, Martins confirmou as informações sobre as outras supostas rádios de Arruda. Sobre a negativa do assessor, Martins, rindo, afirmou: "Aqui no Nordeste, as pessoas são assim, não gostam muito de divulgar o que têm. O Donizete [Arruda] não gosta de divulgar, sempre apela para fundação, coisa assim. Talvez ele queira assumir quando tiver com o grupo formado para evitar especulação".
Na listagem oficial do Ministério das Comunicações, o nome de Donizete Arruda aparece só como sócio da rádio de Crateús e diretor das duas FMs educativas.


Texto Anterior: Nota do Planalto nega prazo para concluir ajuste
Próximo Texto: Elio Gaspari: Lula deve ouvir Zilda Arns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.