São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro pede revisão de índice de produtividade

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, as desapropriações seguirão prejudicadas enquanto o presidente Lula não atualizar os índices de produtividade. "Esse é o principal motivo. Por isso a gente está comprando mais terras, por isso a gente está forçando acordos de terras antigas, e isso encarece."
Segundo ele, "índices de produtividade adequados ao atual padrão tecnológico de produtividade" permitiriam um volume maior de áreas para desapropriação a preço de TDAs [títulos da dívida agrária], o que é mais barato. "Quando você não tem isso e tem conflito agrário, a alternativa é comprar."
A discussão sobre a atualização dos índices vem desde 2004. Na época, ao sinal de mudanças, os ruralistas, liderados pelo então ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, pressionaram Lula.
"A avaliação do presidente é que tem de encontrar um momento político oportuno para isso. A gente teve um ano de 2007 bastante conturbado."
Ainda sobre o volume desapropriado, Cassel citou a greve do Incra e lembrou a demora para definir os ministros do segundo mandato.


Texto Anterior: Passado: Para PT, desapropriação era "instrumento prioritário" à reforma
Próximo Texto: Governo petista precisa "criar vergonha na cara", diz Stedile
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.