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MARKETING
União faz parceria com empresas para sua nova peça publicitária
Campanha do governo visa bom exemplo
KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Com o slogan "Um bom exemplo: tudo começa aí", será lançada
neste mês pelo governo federal,
em parceria com empresas, a segunda campanha de auto-estima
da gestão Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira teve o slogan "O
melhor do Brasil é o brasileiro".
A Folha apurou que o ministro
Luiz Gushiken (Comunicação de
Governo), idealizador da campanha, obteve na semana passada
sinal verde de Lula para deflagrá-la. As negociações para inserções
do governo e das empresas estão
em fase de final de negociação.
Não há custos totalizados porque grande parte dos comerciais e
das inserções ficará por conta de
empresas e agências de publicidade. O governo dará início à campanha com peças publicitárias sobre saúde, educação, lazer, esporte e trânsito. Numa segunda fase,
outras áreas do governo farão
propagandas semelhantes.
A campanha atende ao desejo
manifestado por Lula no final do
ano passado de usar a família como ponto de partida para uma
grande ação de propaganda que o
governo federal proporia a empresas e agências de publicidade.
Em dezembro, Lula disse que a
campanha deveria ser da sociedade e "falar com o coração das pessoas". No mesmo dia, o presidente afirmou que ""a falta de afeto é
um grave problema do país".
Desde então Gushiken passou a
preparar a campanha, que chega
no momento em que o governo
enfrenta dificuldades na política e
colhe bons resultados na economia, ainda que o debate sobre os
rumos da política econômica esteja revigorado.
Vários comerciais terão como
ponto de partida a família, mas
Gushiken ampliou a campanha,
adotando o mote "hábitos saudáveis" como referência geral. Pesquisas do governo mostram que
há grande interesse da população,
o que facilita a proposição de parceria do governo com as empresas. Seria um tema "vendável" para a imagem do governo federal e
da iniciativa privada.
Haverá peças que falarão da importância de a família dar bons
exemplos e incentivar bons hábitos, com comerciais que tratarão
desde educação no trânsito a cuidados com a saúde. Daí os ganchos para as propagandas dos ministérios da Saúde, da Educação,
da Justiça e dos Esportes.
O slogan da nova campanha foi
criado pelo publicitário Duda
Mendonça, dono de uma das três
agências que atendem a conta da
pasta de Gushiken e marqueteiro
do PT e da campanha presidencial de Lula em 2002. As outras
duas agências que atendem a Secom (Secretaria de Comunicação
de Governo) são a Lew Lara e a
Matisse, envolvidas na operação
de planejamento publicitário.
O modelo de divulgação é similar ao da primeira campanha de
auto-estima, a que disse que "O
melhor do Brasil é o brasileiro".
O governo busca com a campanha unificar a linha da propaganda oficial, mas também ligá-la a
temas de interesse da sociedade.
Exemplo: há negociações com seguradoras de automóveis para
bancarem campanhas com o
mesmo slogan, que seria de interesse delas também. O mesmo valerá para empresas de seguro-saúde e para grandes redes de TV.
Está avançada, por exemplo, negociação com a Rede Globo para
que sejam feitas propagandas,
mas também eventos em cidades
para incentivo de hábitos saudáveis, como gincanas.
A chamada "marca Brasil", logotipo criado pelo governo para
ser usado pelo Ministério do Turismo no marketing externo, acabou sendo encampada pela Fiesp
(Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e empresas
após articulações de Gushiken.
O ministro avalia que, se o governo ficar fora da paternidade, a
marca pode virar um símbolo do
país. Por isso, insistirá que ela não
é uma identificação do governo
petista, como o colorido logotipo
"Brasil, um país de todos", utilizado na gestão de Lula.
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