São Paulo, sábado, 07 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Lula vai pedir a Obama agenda específica para a América Latina

DA ENVIADA A VITÓRIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Vitória que pedirá ao colega americano Barack Obama o estabelecimento de uma agenda de desenvolvimento para a América Latina, na reunião marcada para o próximo sábado em Washington.
"O que eu quero é que os EUA tenham um olhar diferenciado para a América Latina e a América do Sul. (...) Os EUA têm que olhar para nós com um olhar produtivo, desenvolvimentista e não apenas pensando no combate ao narcotráfico", afirmou.
Lula deve ser o terceiro líder a ser recebido por Obama, depois do primeiro-ministro japonês, Taro Aso, e do britânico Gordon Brown. Na pauta, o Brasil quer levar demandas de países da região, o que inclui Venezuela, Cuba e Bolívia -o objetivo é tentar dirimir tensões entre os EUA e esses países.
Começou com ruído a visita de Lula a Obama. Ontem, o departamento de imprensa da Casa Branca divulgou o anúncio. Nele, o nome do brasileiro era grafado como "Luis Ignacio "Lula" da Silva". Uma hora depois, os primeiros erros foram corrigidos. As aspas em "Lula" foram tiradas numa terceira versão.

Colaborou a Redação


Texto Anterior: Uma mulher pode ser eleita, diz presidente
Próximo Texto: Congresso: Juiz não concede bloqueio de casa do ex-diretor-geral do Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.