UOL

São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Lula, pobreza do NE é culpa de suas elites

DO ENVIADO A ARACAJU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARACAJU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa ontem do Estado de São Paulo, que havia sido duramente criticado minutos antes pelo governador de Sergipe, João Alves (PFL), por supostamente ter se desenvolvido às custas do Nordeste.
Lula disse que as elites nordestinas têm igual responsabilidade, em comparação com as elites paulistas, pela pobreza da região.
Em seu discurso, o governador afirmou que em todos os momentos-chave da industrialização brasileira os paulistas foram beneficiados. Ele citou a política tributária como uma das responsáveis pela concentração de riqueza.
Lula, em resposta, concordou que a política tributária do país é injusta, mas defendeu São Paulo. "A gente não pode criticar São Paulo, Minas ou Rio sem lembrar que muitas vezes a elite do Nordeste ganhou tanto dinheiro quanto a elite de São Paulo. É só vermos as usinas falidas, em que as pessoas devem ao Banco do Brasil e não sabemos aonde foi o dinheiro."

São Francisco
Durante a visita de ontem a Sergipe, Estado cortado pelo rio São Francisco e politicamente contrário à transposição de suas águas, o presidente recuou da defesa que fez da obra, na semana passada, em discurso ao Congresso.
"Alguns entenderam que eu ia fazer a transposição das águas do rio São Francisco. Eu nem utilizei o nome do rio São Francisco", disse Lula, em Aracaju.
Não foi assim. No discurso da semana passada, Lula disse que se dedicaria a "fazer aquilo em que acredito: a transposição das águas do rio São Francisco".
Ontem, o presidente mudou o tom."Se a gente não tomar cuidado, o velho Chico morre. Ele precisa ser tratado com muito carinho", afirmou. (FZ e FG)


Texto Anterior: Saiba mais: País imaginário de Lula teria renda de US$ 2,74 mi ao ano
Próximo Texto: Presidente faz exercícios com personal trainer
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.