São Paulo, sábado, 07 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora terá 20 dias para retirar obra de livrarias

ADRIANA CHAVES
DA AGÊNCIA FOLHA

A editora Planeta do Brasil, responsável pelo livro "Na Toca dos Leões", do escritor Fernando Morais, terá de providenciar o recolhimento dos volumes nas livrarias de todo o país dentro de 20 dias, após ser oficialmente notificada ontem.
A retirada da obra do mercado foi determinada pelo juiz Jeová Sardinha Moraes, da 7ª Vara Cível de Goiânia, na quarta. Caso não recolha os livros dentro do prazo, a editora pagará multa de R$ 50 mil. Os acusados estão impedidos pela Justiça de comentar o assunto, sob pena de pagar R$ 5.000 em cada manifestação.
"Na Toca dos Leões" conta a história da agência W/Brasil. Em uma das partes, relata uma declaração que teria sido dada pelo deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO), que pediu a liminar, dizendo que ele possuía um projeto de "esterilização das mulheres como solução da superpopulação dos estratos inferiores da população, os nordestinos".
Caiado nega a declaração, que classifica como uma "aberração". Justifica-se dizendo que que é médico com formação assistencial e que sua mulher é nordestina.
O parlamentar move duas ações cíveis e uma interpelação criminal por calúnia contra Fernando Morais.


Texto Anterior: Mordaça: Presidente do STJ diz que censura é violência
Próximo Texto: Panorâmica - Questão indígena: Durante operação com helicóptero, Ibama descobre tribo em Rondônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.