São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI DO APAGÃO AÉREO

Base aliada procura bloquear investigação sobre a Infraero

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CPI do Apagão Aéreo deve começar seus trabalhos na Câmara dos Deputados amanhã aprovando requerimentos para investigar apenas o acidente entre o Boeing da Gol e um jato Legacy.
A proposta da base aliada é convocar os controladores de vôo para depor e pedir cópias de relatórios produzidos pela Aeronáutica e pela Polícia Federal. A oposição concorda, mas tem uma visão mais ampla das causas do desastre, que incluiria desvio de dinheiro na Infraero.
"O acidente aconteceu porque o sistema de controle aéreo tem falhas. Uma das causas da má qualidade do controle de vôo é a escolha do governo de investir mais em obras de embelezamento de aeroportos do que em segurança", disse o líder do DEM (ex-PFL), deputado Onyx Lorenzoni (RS).
Se depender do presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), e do relator, deputado Marco Maia (PT-RS), a oposição não conseguirá explorar as denúncias de corrupção na Infraero. "Se alguém quisesse investigar a Infraero deveria ter pedido uma CPI da Infraero", disse Castro.
Ciente das dificuldades, o DEM e o PSDB querem deixar as investigações sobre os negócios de Roberto Teixeira -compadre do presidente Lula- com a Transbrasil e a Varig a cargo da CPI do Senado. "A Constituição exige que a CPI tenha um fato determinado. Se formos enveredar por todos os caminhos não vamos chegar a lugar nenhum", afirmou Castro.


Texto Anterior: CNJ: OAB escolhe os dois indicados para Conselho
Próximo Texto: Moeda verde: Juiz libera 18 pessoas presas em operação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.