São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

A batalha da Sé

"Campo de batalha", dizia a primeira manchete da Folha Online. "Quebra-quebra", no portal das Globos. Na home de "O Estado de S. Paulo", "Polícia atira e multidão invade palco dos Racionais", com o relato de que "a confusão se iniciou quando jovens começaram a pichar prédios" e "a polícia deu tiros, às vezes de borracha, outros não, e lançou bombas de efeito moral". Na Folha Online, os jovens "subiram em uma banca" e "a PM exigiu que saíssem, o que gerou agressões dos dois lados", até que "a força tática entrou, atirando balas de borracha e bombas de efeito moral". Depois "a PM culpou o conjunto de rap pela fúria dos presentes". Segundo o senador Eduardo Suplicy, "os PMs estavam mais nervosos que o público". Os Racionais, disse a Folha Online, são conhecidos "pelas letras combativas, sobretudo em relação a abusos policiais".

AGONIA VS. ÊXTASE

Do "New York Times" ao "Telegraph" de Londres, das agências internacionais aos jornais locais dos EUA, a viagem do papa tem um só foco: Bento 16 vem "enfrentar o desafio da perda de católicos para as seitas [expressão do "NYT'] de evangélicos". Na ironia da "Economist", ao falar dos "rivais mais fortes" que o papa vai encontrar, "os pentecostais preferem o êxtase à agonia". Aqui e ali, menciona-se o distanciamento entre Lula e a Igreja Católica.

A QUEBRA NOS EUA
Talvez pela ausência de reação imediata da Casa Branca, a quebra da patente do remédio antiAids pelo Brasil se restringiu às versões on-line de "Wall Street Journal", "Financial Times" e outros -e a uma nota curta na edição de sábado do "NYT". Os textos traziam até elogios de ativistas de saúde à decisão. As críticas maiores eram destacadas em sites como "Washington Times" ou "All American Patriots", este com um despacho da estatal Voz da América.

E EM OUTRAS PARTES
Do outro lado do mundo, indianos como o "Times of India" e tailandeses como o "Bangkoc Post", entre outros, noticiavam com viés elogioso a decisão do Brasil. No primeiro, o destaque era a opção pelo genérico indiano. No segundo, "a Tailândia não está mais sozinha na batalha" iniciada por seu ministro da saúde, "um respeitado e premiado médico civil". Sites da África do Sul foram pelo mesmo caminho -assim como sites engajados tipo The Advocate.

BILHÕES E A LIBERDADE

James Estrin/nytimes.com
Murdoch fala ao "NYT"


Como destacou o "Wall Street Journal", Rupert Murdoch, o controverso magnata que quer comprar o mesmo "WSJ", iniciou um esforço para "cortejar" seu objeto de desejo. O primeiro movimento foi uma entrevista ao "New York Times". Declarou coisas como "não estamos chegando com um bando de cortadores de custo" e defendeu um conselho "independente" no jornal, "separado" de sua corporação, a News, o que asseguraria liberdade editorial. O blog do concorrente "Financial Times" reagiu com o post "Murdoch ao "WSJ': acredite no que eu falo, não no que eu faço", listando ações do magnata nos jornais e TVs da News. De todo modo, o próprio Rupert Murdoch admitiu na entrevista que sua bilionária oferta de compra foi feita, ela sim, "para chamar a atenção dos proprietários".

MAIS DUAS
O "New York Post" de Murdoch noticiou que a Microsoft quer comprar o Yahoo. E o "Globe and Mail" de Toronto noticiou que a Thomson quer comprar a Reuters. Os dois negócios ecoaram amplamente. O primeiro seria uma reação à compra da DoubleClick pelo Google, que ampliou seu domínio da publicidade on-line. O segundo seria reação à eventual compra do "WSJ" por Murdoch.

ESSENCIAL
Em resposta aos negócios em curso na mídia, sob pressão da internet, o "Financial Times" publicou o editorial "Em defesa da mídia independente". O jornal, alvo de rumores de compra meses atrás, defendeu as estruturas societárias das empresas de comunicação, como os limites impostos pela Reuters, que garantem a "imprensa vigorosa e independente, parte essencial das sociedades abertas".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Cronologia
Próximo Texto: América Latina é continente da esperança, afirma Bento 16
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.