São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Cedo ou tarde

Na Folha Online, destaque para 9% de alta na Bolsa "em três dias". No Valor Online, também manchete, a valorização de 37% "no ano".
Veio então o presidente do Banco Central e, nos mesmos sites, saiu dizendo que "parte dos mercados começa a acreditar" em estabilização, "mas não há consolidação, temos de aguardar, é muito cedo". A mensagem era voltada antes ao dólar, que na Folha Online, no Valor Online, até no "Wall Street Journal", ontem, "voltou a cair, sem o Banco Central".
O blog de José Paulo Kupfer comentou a intervenção do BC no dia anterior, afirmando que "a conclusão é uma só: a taxa básica de juros está fora de lugar", daí o fluxo cambial positivo, com a alta do real.

BANCO DA CHINA, NA PAULISTA
Às vésperas da nova viagem de Lula, o site MacauHub, da antiga colônia portuguesa na China, entrevistou Zhang Jianhua, do estatal Banco da China, e ressaltou o início "até julho" das operações no Brasil. "A agência na avenida Paulista fornecerá fundamentalmente linhas de crédito para empresas interessadas no comércio bilateral", tanto brasileiras como chinesas.
A instalação foi noticiada pelo "China Daily" no final do ano passado.

CLINTON & ETANOL
Yahoo Finance e outros sites postaram "press release" da Unica, que representa a indústria da cana, divulgando que "Presidente Bill Clinton vai falar em cúpula do etanol no Brasil". O texto registra no final que o "presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva será o principal orador na cerimônia de abertura".

LULA & ETANOL
O site do "Oil & Gas Journal", publicação tradicional do setor de energia dos EUA, destacou o "Café com o Presidente" em que Lula reafirmou que "o Brasil precisa de biocombustíveis apesar da 'nova era' do petróleo", em declaração após o início da extração em Tupi, "maior descoberta ocidental em 30 anos".

"O BRASIL DEBAIXO D'ÁGUA"
news.bbc.co.uk
Lula no Piauí, ontem na BBC

As enchentes no Norte e Nordeste "forçaram dezenas de milhares para fora de suas casas", destacou a BBC de Gary Duffy, com cenas de cidades sob as águas. Na home do "El País" de Juan Arias, também com vídeo de Lula sobrevoando a região, "Meio Brasil debaixo d'água".
No "Jornal Nacional", "O Brasil debaixo d'água". De Xinhua à Associated Press, ecoou pelo mundo, com enunciados que se renovavam pelo número crescente de mortos.
No final de semana, ao iniciar cobertura, o portal Terra comparou a desatenção com as chuvas à atenção dada à "gripe suína". Ontem, na manchete, ressaltava os 738 mil atingidos em dez Estados.

PARA "SALVAR O JORNALISMO"
gizmodo.com
O novo Kindle DX, voltado à leitura de livros e, agora, jornais

Na home do "New York Times", "Amazon apresenta um Kindle de tela grande". É uma versão maior de seu leitor de livros, agora também para jornais. Em acordo com a empresa de comércio eletrônico, "NYT" e "Washington Post" vão oferecer o aparelho aos leitores, com desconto. O custo inicial é de US$ 489.
Visa a "salvar o jornalismo", destacou o "New York Observer", registrando a reação do "publisher" do "NYT", Arthur Sulzberger Jr., sobre o aparelho: "Maravilhoso". Contido, o "WSJ", que desenvolve aparelho concorrente, de título para a "tela maior".

"AINDA PEQUENO"
Nas "primeiras impressões" do próprio "NYT", em crítica de Damon Karlin, "ele ainda parece pequeno" e "não se sente como um jornal".
No título do site PC World, cobrando mais "flexibilidade" na apresentação das notícias, "Por que o Kindle DX não vai salvar os jornais".

"UM GRANDE PASSO"
A crítica mais positiva veio do site Gizmodo. Por exemplo, "a tela maior não é só efeito cosmético" e ajuda na funcionalidade. Agora professores e alunos podem distribuir PDFs antes vetados tecnicamente. Mas o crítico Wilson Rothman vê como "tênue" o vínculo com jornais.

O JORNAL CONTINUA
boston.com
A empresa proprietária do "NYT" e do "Globe" chegou a acordo com o sindicato e o jornal de Boston não estaria mais sob "ameaça".



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Outro lado: Empresa nega que trabalho seja degradante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.