São Paulo, quinta, 7 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELAÇÕES EXTERIORES
Presidente da Índia elogia papel desempenhado pelo Mercosul na América Latina, durante visita de seis dias ao país
Narayanan quer Brasil em conselho da ONU

da Sucursal de Brasília

O presidente da Índia, Kocheril Raman Narayanan, afirmou que seu país e o Brasil devem ser membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas)."(Ambos) possuem capacidade de cumprir as responsabilidades de membro permanente no conselho", disse.
O governo brasileiro defende a ampliação do conselho para que sejam abertas mais cinco vagas permanentes. Atualmente, França, Rússia, Reino Unido, China e EUA ocupam vagas permanentes. No mês passado, o primeiro-ministro de Cabo Verde (Oeste da África), Carlos Veiga, também apoiou a candidatura do Brasil.
Narayanan anunciou anteontem seu apoio após o jantar que o presidente Fernando Henrique ofereceu à comitiva da Índia, no Palácio do Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores).
O presidente da Índia elogiou o papel desempenhado pelo Mercosul (bloco econômico que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Narayanan afirmou ainda que Brasil e Índia devem estreitar relações. Para ele, existe "uma ligação lógica e natural" entre os sistemas de cooperação regional na América Latina e Ásia.
FHC retribuiu a afirmação dizendo que os dois países devem trabalhar conjuntamente em vários setores. Segundo ele, na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente e no combate ao narcotráfico.
Narayanan lembrou que FHC foi à Índia em 1996 e que, no ano passado, a primeira-dama Ruth Cardoso visitou o país. "Foi um marco no encontro entre dois países significativos dos continentes da Ásia e da América do Sul", disse ele.
Narayanan afirmou que o "mundo se beneficiaria muito" se os pensadores da Índia e do Brasil pudessem unir seus esforços na tentativa de resolver as questões críticas atuais.
Narayanan ficará seis dias no Brasil. Ele conheceu Manaus, foi a uma tradicional feira de gado zebu em Uberaba (MG) e ainda visitará o Rio de Janeiro e São Paulo. Apenas dois acordos de intercâmbio nas áreas de saúde e diplomática foram firmados. (RENATA GIRALDI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.