São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Pé de guerra
Anthony Garotinho (PSB) não enviou emissários à reunião de anteontem da Globo com as assessorias dos presidenciáveis, na qual foi apresentada a cobertura das eleições. Mas fez chegar à rede o seguinte recado: os jornalistas do grupo seriam expulsos de seus eventos de campanha.

Pressão total
Garotinho acusa a Globo de favorecer o tucano José Serra em seu noticiário. Avisou também que convocaria a imprensa estrangeira para mostrar, com números, que a emissora estaria manipulando a campanha.

Defesa da cobertura
Dois representantes da Globo foram, então, ao encontro de Garotinho. Numa reunião de três horas, defenderam a imparcialidade do noticiário. O presidenciável ouviu os argumentos, mas prometeu levar a cabo as ameaças se o tom da cobertura não mudar em dez dias.

Passo a passo
Alckmin e o PSDB colocaram "carrapatos" para seguir os passos de Maluf em suas viagens pelo interior. Após o pepebista deixar uma certa cidade, um tucano aparece para rebater na imprensa local as críticas feitas ao governador. Ontem foi a vez do deputado Edson Aparecido.

Cartas ácidas
ACM enviou uma carta a Pedro Parente (Casa Civil) reclamando de que o PMDB-BA -leia-se Geddel Vieira Lima- estaria interferindo em uma licitação de R$ 300 mi para obras no porto de Alcântara (MA), na qual uma das interessadas é a OAS, empresa ligada a ACM.

Abaixo da cintura
Parente encaminhou o caso à corregedora-geral da União, Anadyr Rodrigues. Inconformado, Geddel enviou outra carta ao ministro, dizendo não haver irregularidades e chamando o ex-senador de "velho corrupto que perdeu o mandato por exercê-lo de forma indigna".

Vento do sul
Esperidião Amin (PPB) ameaça dar palanque a Ciro Gomes (PPS), e não a José Serra, em Santa Catarina, caso o PSDB desista de apoiá-lo na eleição para o governo estadual.

Cobertor curto
A possibilidade de Amin vir a apoiar Ciro surgiu em resposta ao fato de o PSDB-SC, que havia se comprometido com o governador, estar sendo pressionado pelo comando da campanha de Serra a se coligar com o PMDB de Luiz Henrique. Serra precisa dos votos de Henrique na convenção nacional do partido.

Dois coelhos
A cúpula do PMDB, certa de que vencerá a convenção, quer agora garantir mais de 70% dos votos em favor da coligação com Serra para reduzir a influência dos oposicionistas no partido.

Dissidentes
Em conversas com Lula, anteontem em Brasília, os peemedebistas José Sarney e Pedro Simon prometeram que irão apoiá-lo na eleição presidencial.

Medida preventiva
Para não ser acusado de usar a máquina federal na campanha, Serra (PSDB) proibiu que os integrantes da equipe de elaboração do plano de governo utilizem e-mails oficiais. E as reuniões devem ocorrer à noite.

Cacique político
O novo presidente da Funai, Otacílio Antunes Filho, que assumiu o cargo ontem, foi indicado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR).

Visita à Folha
Osires Silva, presidente da Varig, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Yutaka Imagawa, vice-presidente-executivo da empresa, de Roberto Macedo, vice-presidente comercial, de Miro Motta, vice-presidente-executivo de administração e recursos humanos, de Carlos Luiz Martins P. e Souza, vice-presidente de operações de vôo, e de Alberto Fajerman, vice-presidente-executivo de planejamento.

TIROTEIO

De Ciro Gomes, falando de rombo nas contas externas e ironizando a influência de Duda Mendonça sobre Lula:
- Não conheço o pensamento de Duda sobre esse assunto.

CONTRAPONTO

Edição de imagens

O humorista e apresentador de TV Jô Soares fez em seu programa na Rede Globo, no mês passado, uma série de entrevistas com os pré-candidatos à Presidência.
Antes de cada programa, a TV veiculou uma chamada das entrevistas, mostrando os convidados da noite ainda sentados na platéia. O senador José Serra (PSDB) foi acompanhado de sua filha Verônica, que ficou ao seu lado na platéia.
Logo depois de encerrar a gravação da chamada com Serra, Jô Soares virou-se para o operador da câmera e perguntou:
- Caprichou no José Serra?
O câmera, animado, balançou a cabeça:
- Caprichei, sim, pode deixar.
Jô Soares brincou:
- É difícil. É bem melhor mostrar a filha...
Verônica e seu pai, constrangido, apenas sorriram.



Próximo Texto: Rumo às Eleições: Itamar desiste de reeleição e promete apoiar Lula-PL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.