São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposicionistas atacam governo e ex-ministro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Senadores da oposição usaram a tribuna ontem para criticar a participação do ex-ministro José Dirceu (PT) em encontros políticos com integrantes do governo da Bolívia.
"É triste, lamentável que isso tenha ocorrido", disse Heráclito Fortes (PFL-PI). "Um retrato da falta de comando do governo. O pior é que não sabemos se ele foi para a Bolívia para trabalhar contra ou favor do país."
Reportagem da Folha de ontem mostra que Dirceu teria atuado como representante do governo brasileiro apesar de estar afastado da Casa Civil desde junho de 2005. Ele chegou a se encontrar com o presidente Evo Morales.
Líder da minoria no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR) responsabilizou o presidente Lula. "Desde o início [da crise do gás], o presidente menosprezou o fato. Não levou em consideração que estava em jogo a soberania do nosso país." Ele lembrou que, além de cassado, Dirceu foi denunciado pelo procurador-geral da República por envolvimento no esquema do mensalão.
O senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou não acreditar que Dirceu viajou a Bolívia como representante do governo. "Pode ter ido como representante do PT", disse o petista. "Vou ver isso com o presidente do PT, Ricardo Berzoini."
O governista disse ainda que o ex-deputado tem o direito de viajar para representar "si próprio ou qualquer outra pessoa". "Pode ser que ele [Dirceu] tenha feito isso para facilitar negociações de alguma empresa", disse.
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), também negou que José Dirceu tenha viajado para a Bolívia como emissário do governo Lula.


Texto Anterior: "Jamais falei em nome do governo", diz ex-ministro
Próximo Texto: Caso Santo André: Acusado da morte de Celso Daniel foge de penitenciária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.