São Paulo, terça-feira, 07 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peemedebista pede abertura de processo contra sete servidores

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou ontem ao primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), a abertura de processo administrativo contra sete servidores por envolvimento nos atos secretos. Os ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi responderão por improbidade administrativa e crime contra a administração.
Sarney também encaminhou à Procuradoria Geral da República o resultado da comissão de sindicância que acusou Zoghbi e Agaciel de terem cometido crime ao impedirem a publicação de atos administrativos de forma deliberada.
O processo administrativo pode resultar na demissão dos servidores envolvidos.
Além dessa medida, Sarney vai anunciar amanhã um pacote administrativo recomendado pela Fundação Getúlio Vargas, que deve incluir a redução no número de diretorias e um plano de enxugamento do quadro de servidores -que pode ser cortado em até 40%.
Ontem, o senador voltou a contar com a ajuda do governo. O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, entrou em contato com senadores petistas pedindo o adiamento da reunião da bancada prevista para hoje.
A bancada petista está dividida entre atender o pedido de Lula de apoiar o peemedebista ou defender seu afastamento.
Ontem, Sarney mais uma vez não presidiu a sessão quando houve revezamento de senadores pedindo que se afastasse.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que Sarney quebrou o decoro ao se reunir com Lula na semana passada para tratar da sua permanência no cargo. Jarbas Vasconcelos (PMDB-AP) criticou a atuação do presidente Lula sobre a bancada. "O presidente Lula procurou intimidar os senadores do PT."
Eduardo Suplicy (PT-SP) negou que a bancada tenha sido "enquadrada" por Lula.


Texto Anterior: TCU não tinha conhecimento sobre contas
Próximo Texto: Orçamento: Projeto prevê divulgar salário de servidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.