UOL

São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST invade usina em PE gerida por entidade

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Integrantes do MST invadiram ontem em Pernambuco uma propriedade rural administrada por outra entidade de apoio aos trabalhadores do campo, a Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco).
A ação provocou revolta entre os gestores da área invadida, o engenho Niterói, localizado em Catende, a 155 km de Recife. O Niterói faz parte de um complexo de 43 engenhos que integram a usina Catende, falida em 1995.
Desde então, a empresa vem sendo administrada por um colegiado formado por operários e sindicatos ligados à Fetape. Foi a forma encontrada para que os 2.300 demitidos recebessem seus direitos trabalhistas, avaliados em R$ 67 milhões. O patrimônio da usina é de R$ 62 milhões. "Não vamos permitir que venham sabotar um projeto que está dando certo", disse o assessor da usina Lenivaldo Marques da Silva Lima.
O MST reivindica a desapropriação da área. Para o coordenador do MST Edilson Barbosa, os moradores da usina apóiam os invasores, pois consideram a dívida trabalhista "impagável" e temem que as terras sejam leiloadas.


Texto Anterior: UDR repudia declarações de padre Roque
Próximo Texto: MST retoma marcha no Rio Grande do Sul
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.