São Paulo, sábado, 07 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Em campanha
O secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda, Arno Augustin, deixou o cargo para trabalhar na campanha do candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Raul Pont.

Vaga preservada
Antonio Palocci decidiu não preencher a vaga deixada por Arno Augustin. O ministro espera que, terminada a campanha eleitoral, ele volte a trabalhar com Bernard Appy, o secretário-executivo da Fazenda.

Cachimbo da paz
De tão satisfeito com o clima da reunião entre governo e empresários promovida pelo Senai ontem em Belo Horizonte, o vice José Alencar virou-se para Antonio Palocci e prometeu: "Agora, não vou mais brigar com você por causa dos juros".

A revanche
Com a bênção de José Dirceu, governadores aliados organizam reunião, prevista para o próximo dia 16, que servirá como resposta ao encontro no qual colegas tucanos lançaram pesadas críticas à gestão Lula.

Peregrino
Depois de visitar o chefe da Casa Civil na noite de quarta, Ronaldo Lessa (PSB-AL) já conversou com sete governadores. Do encontro marcado deverá sair uma carta que, na contramão do documento tucano, cuidará de mostrar "os ganhos para os Estados" na era petista.

Nada de novo
Lessa enxerga mérito em algumas observações dos tucanos, mas diz que, ao acusar o governo federal de promover asfixia tributária, os colegas estão "oito anos atrasados": "Isso foi inventado na administração FHC".

Arquivo digital 1
Lula pediu ao diretor-geral da Abin, Mauro Marcelo, que investigue a possível adulteração de imagens do presidente em circulação na internet, nas quais ele aparece suado, com os olhos vermelhos e aspecto cansado.

Arquivo digital 2
As fotos, de autor desconhecido, foram feitas na festa junina da Granja do Torto. O delegado Mauro Marcelo acredita que elas tenham sido retocadas no computador para dar a impressão de que Lula teria ingerido bebida alcoólica em excesso.

Sem choro
De um assessor de Paulo Maluf, antigo companheiro de Duda Mendonça em campanhas do ex-prefeito, na platéia do debate da Band: "O Duda faz com a Marta o mesmo que fazia com o Maluf. Não deixa revidar. Tem de apanhar e ficar calada".

Boa sorte
Duda e Marta podem não ser os maiores fãs um do outro, mas, depois de receber as últimas instruções já sentada para o início do debate de quinta, a prefeita deu um discreto beijinho no rosto de seu marqueteiro.

Contatos imediatos
Comentário de um integrante da platéia diante do espanto demonstrado pelo tucano José Serra com os comentários de sua vizinha de mesa Havanir Nimtz, do Prona: "Ele tem certeza de que ela veio de outro planeta".

Infiltrado
Destemido, o senador Arthur Virgílio abriu mão do lugar que lhe caberia no reduto do PSDB para acompanhar o debate, em meio a papo animado, no principal "bunker" petista da platéia, onde estavam José Genoino, Aloizio Mercadante, Eduardo Suplicy e Rui Falcão.

Em termos
Embora realizado em "horário nobre", como fez questão de registrar o mediador Carlos Nascimento, o debate da Band teve metade da audiência média da rodada de entrevistas da Globo com os candidatos paulistanos, levada ao ar na hora do almoço.

TIROTEIO

Do deputado federal petista Paulo Bernardo (PR), sobre as recentes críticas de Fernando Henrique Cardoso à política externa de seu sucessor:
-FHC não se agüenta de inveja porque Lula, além de ter uma política externa melhor que a dele, está promovendo crescimento econômico e a retomada dos investimentos.

CONTRAPONTO

Tem para todos

Candidato à reeleição em Guarulhos, o petista Elói Pietá busca compensar com campanha de rua o fato de o maior município vizinho de São Paulo não ter horário eleitoral na televisão.
Ontem pela manhã, quando deixava seu gabinete, ele foi abordado por um cidadão:
-Prefeito, preciso apenas de 30 minutos do seu tempo.
Pietá se surpreendeu.
-Quer dizer, 30 segundos- corrigiu rapidamente o homem.
O petista pediu que ele esperasse e foi em frente. Logo passou a ser seguido por um cachorro magro que adentrara a sede da prefeitura. Em seguida, os pedidos se sucederam: uma senhora que cobrava reparos em sua calçada, uma moça que reivindicava asfaltamento, um correligionário... Com a agenda cheia, Pietá brincou:
-É melhor voltar logo para o gabinete, senão até o cachorro vai me pedir 30 segundos!


Próximo Texto: CPI quebra o sigilo fiscal de 29 executivos e banqueiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.