São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Sob controle
news.bbc.co.uk
No final da reportagem da BBC sobre o fundo, arco-íris na Amazônia
A idéia de criar um fundo para a Amazônia "circula há tempos", mas o Brasil "cansou de esperar" e lançou o seu, destacou ontem o site da "Nature". A Noruega já depositou US$ 100 milhões, mas o "Brasil manterá seu controle sobre a Amazônia, que é como deve ser". O lançamento ganhou extensa cobertura no final de semana, com a BBC afirmando, na mesma linha, que o Brasil "deixou uma coisa clara: não tem intenção de ceder controle de uma polegada de território".

"GOOD NEWS IS NEWS"?
Roger Noriega, o ex-subsecretário de Estado dos EUA, escreveu ontem longo ensaio sobre o Brasil, para o site do instituto conservador American Enterprise:
- Quando se pensa na América Latina, "notícia boa é falta de notícia". Mas o Brasil mereceu tantas manchetes positivas ultimamente que pode muito bem reescrever a máxima. A potência continental se tornou um exemplo de como a democracia multiétnica e a economia de livre mercado podem ajudar milhões a sair da pobreza... Mas Lula corre risco de se deliciar no brilho de seus acólitos e ficar complacente. Deve a seu povo e a seu próprio legado assumir uma relação de reformas políticas e econômicas para tornar o Brasil mais aberto e justo.

OBAMA NEGATIVO
youtube.com
Em mais um comercial contra John McCain, a campanha democrata volta a ligar sua imagem à de Bush, apoiando, como ele, "cortes de impostos de bilionários" e "bilhões para as companhias de petróleo"

MCCAIN NEGATIVO
youtube.com
E prossegue o ataque republicano a Obama, dado mais uma vez por "maior celebridade do mundo" em comercial que questiona se ele ajudaria "as famílias" -ao fundo, uma imagem de duas crianças brancas

SUBTEXTO
O comercial contra Obama com Britney Spears e Paris Hilton ganhou até paródia, mas segue sob crítica na mídia americana. Do premiado Joshua Marshall, do TPM, a Keith Olbermann, da MSNBC, e o colunista Bob Herbert, do "NYT", relaciona-se a inserção com outra de 2006, com jovens brancas, contra um candidato negro.
Mas já se encontram questionamentos à idéia de um "subtexto sinistro" no comercial que é creditado por deter Obama. E a colunista Maureen Dowd, também do "NYT", vai além e ironiza McCain e outros, Bill Clinton inclusive, pela "inveja de meninos" do jovem Obama. Cita amigos do republicano que o descrevem "se comendo de inveja", porque "agora outro é que é a celebridade".

LAMA
nationalenquirer.com
Paris Hilton não é nada, perto da nova "National Enquirer", com o suposto filho do democrata John Edwards com amante. Ecoou por Drudge etc.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Legislativo: PT impede a ida à Câmara de representante das Farc no país
Próximo Texto: Eleições 2008 / São Paulo: Candidatos "multiplicam" obras nos sites e panfletos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.