São Paulo, sábado, 07 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARANÁ

Presidenciável optou pelo palanque do candidato do PDT

Preterido, PPS estadual ameaça retirar apoio à candidatura Ciro

MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A direção do PPS do Paraná ameaça lançar um manifesto retirando apoio ao candidato do partido à Presidência, Ciro Gomes. A articulação da declaração de rebeldia foi confirmada anteontem pelo secretário-geral do PPS no Estado e membro da executiva nacional do partido, Rubens de Camargo Penteado.
Segundo o dirigente, a atitude não tem relação com a queda de Ciro nas pesquisas. A reação seria derivada da falta de prestígio dado pelo presidenciável ao candidato do PPS ao governo do Paraná, deputado federal Rubens Bueno. Ciro tem optado por subir no palanque do senador Alvaro Dias (PDT), líder nas pesquisas.
"A situação está ficando insustentável. O Ciro não está sendo correto com os companheiros, e a candidatura do partido no Paraná não está sendo respeitada", afirmou Penteado. Ele disse que o mais provável é que cerca de 40 candidatos do PPS a deputado estadual e federal manifestem independência em relação à sucessão presidencial.
A direção estadual trata de não envolver Bueno diretamente na briga. Apesar de ocupar a presidência do partido no Paraná, ele tem se esquivado do assunto. A candidatura de Bueno sofre de falta de respaldo popular. Na pesquisa do Ibope da última semana de agosto, ele teve 1% das intenções de voto. Alvaro obteve 32%.
"A opção de Ciro por Alvaro é oportunista", disse Penteado. Segundo ele, em nenhum momento o presidenciável deixou clara sua preferência pelo candidato do PDT. "E nós nunca escondemos dele que não integraríamos a aliança com Alvaro".
Segundo Penteado, "a banda podre da Frente Trabalhista está no Paraná". Ele citou o presidente nacional do PTB, José Carlos Martinez, e o candidato pedetista como exemplos. O PTB de Martinez integra a aliança de Alvaro. Dela também faz parte o PPB.
Para o secretário-geral, seria essa união a causa de Ciro ser o detentor do maior índices de rejeição no Sul. "O Paraná sabe quem são Martinez e Alvaro", afirmou.
A Agência Folha tentou ouvir Ciro sobre o assunto, mas sua assessoria declarou que ele não não faria comentários.


Texto Anterior: Outro Lado: Aguiar não é localizado para comentar caso
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.