São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra consolida vantagem e vence em primeiro turno

Tucano tem 49% das intenções de voto, contra 18% de Mercadante e 11% de Quércia

Na disputa por uma vaga no Senado, Eduardo Suplicy (PT) lidera com 40%; em segundo, Guilherme Afif Domingos (PFL) tem 11%


JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo sob intenso ataque de seus adversários após três semanas de horário eleitoral gratuito de rádio e TV, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, se mantém em primeiro na disputa e venceria a eleição já no primeiro turno, revela pesquisa Datafolha divulgada ontem.
De acordo com o levantamento, o tucano tem 49% das intenções de voto, 31 pontos à frente do segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT), que tem 18% das preferências.
Excluídos brancos, nulos e eleitores que se declararam indecisos, Serra teria 59% dos votos válidos, encerrando a corrida no primeiro turno.
Em comparação com a pesquisa anterior do Datafolha, realizada nos dias 21 e 22 do mês passado, Serra oscilou um ponto e foi de 48% para os atuais 49%, uma variação dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O senador Mercadante permaneceu estacionado em 18% . O terceiro colocado, o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), oscilou de 10% para 11%. Carlos Apolinário (PDT) manteve 2%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Cunha Lima (PSDC) e Cláudio Mauro (PV) tiveram um 1% cada um.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 deste mês. O Datafolha ouviu 2.026 eleitores em 64 municípios do Estado.
Desde o início do horário eleitoral gratuito, no dia 15 de agosto, Mercadante e Quércia têm centrado seus programas em ataques a Serra. O peemedebista, em terceiro, praticamente não criticou o petista.
Os dois agora empatam tecnicamente como os mais rejeitados pelo eleitorado. Nesse quesito, o peemedebista oscilou dois pontos para baixo -de 26% para 24%-, e o senador do PT passou de 20% para 21%.
Na simulação de segundo turno, Serra vence Mercadante por 62% a 28%.

Escolaridade e renda
Com uma campanha propositiva na TV, Serra ampliou sua vantagem entre os mais escolarizados, passando de 53% para 63%, enquanto Mercadante caiu de 23% para 17%. No segmento que tem renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, Serra foi de 58% para 62%. O candidato do PT variou de 19% para 16%.
Dos que têm intenção de votar na reeleição de Lula (PT), 38% votam em Mercadante, quatro pontos a mais do que no levantamento anterior. O percentual dos que votam no presidente petista e em Serra oscilou de 31% para 32%.

Senado
Guilherme Afif Domingos (PFL), apoiado por Serra, cresceu cinco pontos percentuais na corrida pela vaga do Senado, mas Eduardo Suplicy mantém folgada vantagem. O petista tem 40% das intenções de voto, contra 11% do pefelista, o segundo colocado.
Alda Marco Antonio (PMDB) oscilou de 2% para 3%. Elza (PDT) se mantém com 2%.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Reprovação a Lembo cai cinco pontos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.