São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / BELO HORIZONTE

Lacerda se isola em 1º com apoio de Aécio e Pimentel

Candidato do PSB dobra intenções de voto para 42% e pode vencer no 1º turno

Jô Moraes (13%) e Quintão (12%) estão empatados em 2ª lugar; tendência é que a eleição termine no 1º turno, afirma diretor do Datafolha

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O candidato do PSB à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, isolou-se na liderança com 42% das intenções de voto, conforme pesquisa Datafolha feita na quinta e sexta-feira.
O candidato lançado na disputa pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito petista Fernando Pimentel abriu 29 pontos percentuais para a candidata do PC do B, Jô Moraes, que caiu quatro pontos e tem agora 13%.
Apesar de o percentual de Lacerda ser maior do que a soma dos seus adversários, os 23% de indecisos e que dizem votar branco ou anular o voto não permitem concluir que a disputa se encerrará já no primeiro turno.
No entanto, os números favoráveis a ele dão a tendência de vitória em um turno, diz o diretor do Datafolha, Mauro Paulino. "A pesquisa dá todos os indícios de que isso pode acontecer. Todas as tendências apontam nessa direção."
Essas tendências aparecem no fato de Lacerda ter dobrado o seu percentual de votos em relação à pesquisa anterior, de 21 e 22 agosto. Naquela ocasião, ele tinha quatro pontos de vantagem sobre Jô Moraes (21% a 17%), o que configurava empate técnico, já que a margem de erro das pesquisas é de três pontos, para mais ou menos.
Outro indício está no índice de rejeição: Lacerda tem 8%, enquanto Jô Moraes tem 18%.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno da pesquisa encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, Lacerda tem 33 pontos de vantagem sobre Jô Moraes (58% a 25%) -15 dias antes, a candidata aparecia na frente dele (34% a 33%).
Desde o primeiro levantamento, em 23 e 24 de julho, Jô Moraes caiu sete pontos. Está empatada com Leonardo Quintão (PMDB), que oscilou negativamente um ponto percentual (12%).
O candidato Sérgio Miranda (PDT) se manteve com 4% e Gustavo Valadares oscilou de 2% para 3%. Vanessa Portugal oscilou de 4% para 2%. André Alves (PT do B), Jorge Periquito (PRTB) e Pedro Paulo, o Pepê, não atingiram 1%.


Texto Anterior: Eleições 2008 / São Paulo: Estratégia para obter voto inclui tratamento estético
Próximo Texto: Eleições 2008 / Rio e Recife: Paes cresce e vai a 25%; Crivella tem 21%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.