São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 45%, petista João da Costa se isola e pode vencer em 1º turno

Petista cresceu 8 pontos percentuais; em 2º, Mendonça (DEM) caiu para 22%

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O candidato do PT à Prefeitura de Recife, João da Costa, consolidou sua liderança na disputa eleitoral e, a menos de um mês das eleições, aparece com chances de vencer o pleito ainda no primeiro turno.
Segundo a nova pesquisa Datafolha, o petista tem 45% das intenções de voto, oito pontos percentuais a mais em relação ao levantamento anterior, realizado em 21 e 22 de agosto.
O segundo colocado, Mendonça (DEM), perdeu quatro pontos nesse período, e passou de 26% para 22%. Cadoca (PSC) também manteve a tendência de queda e, com 10%, está tecnicamente empatado com Raul (PMDB). O apoio ao peemedebista cresceu de 5% para 9%, segundo o Datafolha.
Os candidatos Edilson Silva (PSOL) e Katia Telles (PSTU) continuam com 1% das intenções de voto. Roberto Numeriano (PCB) não alcançou 1%.
A soma das intenções de voto dos adversários do petista (43%) está abaixo dos 45% obtidos por Costa, o que indicaria vitória no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa, entretanto, é de três pontos percentuais. Além disso, continuam sem candidato 12% dos eleitores da capital. Segundo o levantamento, 7% pretendem votar em branco ou anular o voto, e 5% estão indecisos.
O Datafolha entrevistou 815 eleitores. A pesquisa, encomendada pela Folha e TV Globo, foi registrada no TRE sob o número 046/2008.
O instituto também apurou o percentual de rejeição dos prefeituráveis e constatou que o petista continua com o menor índice, 20%. Ele tem ainda o melhor desempenho nas citações espontâneas, 32%.
Mendonça é rejeitado por 25% dos entrevistados e, nas respostas não estimuladas, sua candidatura é apoiada por 13%. A rejeição a Cadoca oscilou dois pontos percentuais para mais e chegou aos 37%.
Em um hipotético segundo turno envolvendo João da Costa e o democrata, Costa venceria a disputa por 54% a 37%. O levantamento anterior indicava empate técnico, com vantagem para o petista, de dois pontos percentuais (46% a 44%).
Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, a pesquisa mostra a "consolidação da tendência de crescimento da candidatura de Costa, detectada no levantamento anterior".
Paulino atribui a ascensão de Costa à campanha no horário eleitoral na TV e ao índice de aprovação dos seus principais cabos eleitorais, o prefeito de Recife, João Paulo (PT), 64%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 69%, e o governador Eduardo Campos (PSB), 41%.


Texto Anterior: Eleições 2008 / Rio e Recife: Paes cresce e vai a 25%; Crivella tem 21%
Próximo Texto: Evento 1 : Folha sabatina candidatos de Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.