São Paulo, segunda-feira, 07 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

foco

Guru de Marina, Cury diz que vai contribuir com programa de governo do PV

CÁTIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

PAULO SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Cada ser humano é único no teatro da existência". A asserção é do psicanalista Augusto Cury, 50, conselheiro da potencial candidata a presidente pelo Partido Verde, Marina Silva (AC).
Há seis anos, Marina é leitora fiel de seus livros. Recentemente, deu provas da admiração reforçando o convite para que ele se filiasse ao PV.
Cury - 20 livros publicados e 10 milhões vendidos- aceitou, apesar dos apelos de sua caçula. "Vertendo em lágrimas, ela pediu: "Não vai, não, papai"." Ao que ele respondeu: "Tô pensando no futuro dos seus filhos e netos."
Cury nega rumores de que quer ser deputado. Admite, porém, a intenção de ajudar a fazer o programa de governo, especialmente na educação.
Ele defende que todo ensino médio seja profissionalizante; que a universidade à distância chegue às cidades com mais de 10 mil habitantes, e que a disposição das cadeiras nas classe seja em "u".
"Os professores devem ser bem treinados, para que o teatro da sala de aula não seja apenas um monólogo, mas que todos sejam coadjuvantes no processo do conhecimento", formula.

Túmulo
Ao justificar sua estreia na cena política, Cury usa um texto recorrente. "Em breve encenaremos o último ato de nossa exitência no pequeno palco de um túmulo."
Para ele, tudo é teatro. Em uma palestra televisionada para 260 cidades, na sexta-feira, usou mãos, olhos e voz ao proferir máximas como: "nosso eu tem de ser muito bem formado para atuar na grande peça social"; "é preciso desenvolver a arte de pensar" e "o inconsciente é um imenso bastidor".

Centro da floresta
Dono de uma reserva de 180 mil m em São Paulo, ele mora com a mulher e três filhas no "centro de uma floresta", segundo sua definição.
A casa fica em uma área desmatada de 2 mil m. Perguntado se pratica o ambientalismo, diz: "Sou apaixonado pela natureza. Desde cedo, ensinei minhas filhas a contemplar o belo. A fazerem das pequenas coisas um espetáculo aos olhos. Quando uma flor abria, levava-as a perceber sua anatomia, suas cores."
Ao responder se temia desgaste na imagem ao entrar na política, disse em tom tonitruante: "Quem vence sem risco triunfa sem glória!".


Texto Anterior: Toda mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.