São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Racha na direção do Sebrae-SP expôs fraude

DA REPORTAGEM LOCAL

As irregularidades no pedaço paulista do Brasil Empreendedor vieram à tona porque houve um racha no comando do Sebrae-SP. O superintendente da entidade, Fernando Leça, foi destituído pelo conselho deliberativo no começo de setembro e só foi reintegrado ao cargo por meio de liminar conseguida na Justiça.
A Folha procurou Fábio Meirelles por mais de uma semana, mas ele não encontrou tempo na agenda para atender a reportagem. Fernando Leça também não quis conversar sobre o assunto.
Ninguém fala abertamente sobre o conflito, mas nos bastidores um lado acusa o outro de operar o Sebrae com interesses particulares. Em jogo, uma estrutura que tem 820 funcionários, 38 escritórios espalhados pelo Estado de São Paulo e um orçamento de R$ 110 milhões para gastar neste ano.
Fernando Leça, indicado para o cargo pelo governador Mário Covas, está no Sebrae desde 1999. A ala que deseja vê-lo fora da entidade afirma que ele teria turbinado o Brasil Empreendedor com interesse eleitoreiro. Deputado estadual duas vezes nos anos 80, ele teria a intenção de se candidatar novamente no ano que vem.
O pessoal de Leça, por sua vez, diz que o problema do superintendente é Fábio Meirelles, presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, que assumiu neste ano a presidência do Sebrae. Meirelles, segundo essa versão, tenta afastar Leça para comandar sozinho o Sebrae.
Uma das críticas mais frequentes ao presidente do conselho é o fato de ter empregado o filho, Tirso Meirelles, como chefe de gabinete. Nessa função, Tirso recebe R$ 7.023,00 por mês do Sebrae.
Outra queixa contra Meirelles é a de que ele, ao tomar posse, mandou desocupar um andar inteiro. Teria deslocado 27 funcionários para ter um andar só para ele, o filho e duas secretárias.


Texto Anterior: Público X privado: Bebês e fantasmas "fazem" curso com verba federal
Próximo Texto: Outro lado: Órgão diz que "problema não era generalizado"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.