São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

Paraná terá de indenizar viúva de sem-terra

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O Tribunal de Justiça do Paraná condenou o governo do Estado a pagar indenização por danos materiais à viúva e ao filho do líder sem-terra Diniz Bento da Silva, o Teixeirinha, morto pela Polícia Militar em 1993. Na época, Roberto Requião (PMDB) era o governador. O Estado vai recorrer.
A decisão, tomada anteontem, confirma sentença de 1ª instância, de 2002. A viúva, Lúcia Mainko da Silva, 61, e o filho, Marcos Antônio da Silva, 25, vão receber 4,5 salários mínimos contados da morte do sem-terra até 2017, quando ele completaria 65 anos.
Teixeirinha foi morto na fazenda Santana, em Campo Bonito (PR), invadida sob sua liderança, em 1991. Em março de 1993, ele recebeu cinco tiros da PM quando era perseguido em razão da morte de três policiais à paisana. Os crimes foram imputados aos integrantes da invasão, e Requião deu ordens para prender os líderes.
A Comissão Pastoral da Terra comemorou a decisão do TJ como "o primeiro caso de condenação por morte de um sem-terra".


Texto Anterior: Na boca do caixa: Rossetto engrossa cobrança a Lula por verbas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.