São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brancos e nulos crescem 22% nas capitais

DA AGÊNCIA FOLHA

O índice de eleitores que optaram por não votar em nenhum candidato neste ano nas capitais subiu 22% em relação às eleições municipais de 2004. Na média, segundo levantamento feito pela Folha, o índice de votos nulos ou brancos nas 26 capitais foi de 7,8% -contra 6,4% em 2004.
Belo Horizonte, que teve campanha marcada por uma aliança entre PT e PSDB pela candidatura de Marcio Lacerda (PSB), foi a capital com maior índice de votos nulos: 14,5%, ou 213.901 votos.
O número representa quase 24 mil votos a mais do que a soma das sete candidaturas de fora do segundo turno.
O Rio ficou em segundo no ranking do nulo (12,7%), mas foi o que mais apresentou crescimento em relação a 2004. A taxa de nulos cresceu 78,9%, pulando de 263 mil para cerca de 480 mil.
Os nulos foram predominantes nas regiões Sudeste e Nordeste. À exceção de Vitória, todas as capitais do Sudeste apresentaram níveis de descontentamento com acima da média. No Nordeste, foram 5 de 9 capitais.
Em apenas três capitais houve queda no número de votos nulos. Duas delas -Maceió e Curitiba- registraram as vitórias mais folgadas entre as capitais, com o vencedor conquistando 81% e 77% dos votos, respectivamente. (BRENO COSTA)


Texto Anterior: 45 "fichas sujas" são eleitos ou estão no 2º turno
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.