São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são caipiras, disse FHC em 1996

DA REDAÇÃO

Não é a primeira vez que o presidente Fernando Henrique Cardoso se refere à suposta "mentalidade colonial" da população brasileira. Em 15 de julho de 1996, em visita a Portugal, FHC declarou: "Como vivi fora do Brasil, na Europa, no Chile, na Argentina, me dei conta disso: os brasileiros são caipiras. Desconhecem o outro lado e, quando conhecem, se encantam. O problema é esse".
O presidente voltou ao tema duas vezes neste ano. No dia 7 de junho, declarou: "Foi a mentalidade realmente colonial que, infelizmente, pegou parte da nossa elite, até parte da elite universitária, da elite da imprensa, que tem cabeça colonial, que imagina que o Brasil é um país que tem de andar de cabeça curvada a toda hora". Em 14 de setembro, disse: "Não adianta pensar que nós somos europeus, que nós não somos. Alguns aqui eu sei até que se sentem quase como. Outros são africaninhos, como eu".
A "mentalidade colonial" citada por FHC designa a consciência das populações que vivem sob um regime colonial -no qual um território é submetido, por meio da força militar ou econômica, ao controle direto ou indireto de uma outra nação, que obtém vantagens econômicas dessa dominação.
A manutenção do regime colonial pressupõe que uma parte da população colonizada apresente um certo "complexo de inferioridade" em relação aos estrangeiros, que se traduz em apoio à presença do dominador -considerado mais capaz, mais maduro ou mais eficiente.
Essa é, porém, uma das principais críticas feitas pela oposição ao governo de FHC, acusado de ter colocado em prática sua "teoria de dependência".
A oposição alega que, em sua gestão, FHC favoreceu abertamente os investidores estrangeiros. Um estudo divulgado pelo BNDES neste ano aponta que, de 1995 para cá, a participação do capital nacional nas vendas da indústria caiu de 67% para 62%. Em países desenvolvidos, essa proporção é bem maior: 88% na Alemanha, 85% nos EUA, 80% na Suécia.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Garotinho não obtém assinaturas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.