São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BICHO DO PT

Comissão apura suposta contribuição do jogo do bicho ao partido

Para CPI gaúcha, cresce suspeita de associação ilícita

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A CPI da Segurança Pública, que apura supostas contribuições do jogo do bicho para o PT e para obras sociais do governo petista no Rio Grande do Sul, concluiu ontem, no dia seguinte ao interrogatório mais importante até agora, que ""crescem as suspeitas de dinheiro com origem ilícita".
O relator da CPI, Vieira da Cunha (PDT), refere-se ao Clube de Seguros da Cidadania ao falar desses recursos, mas relaciona a entidade ao PT. ""O PT e o Clube de Seguros da Cidadania são irmãos siameses", disse ele.
A CPI é dominada por inimigos políticos do PT. O relator Vieira da Cunha é um dos principais seguidores do presidente nacional do PDT, Leonel Brizola. O presidente da CPI, Valdir Andres, é do PPB, adversário do PT.
O presidente do Clube de Seguros da Cidadania, Diógenes de Oliveira, depôs durante oito horas anteontem. A sessão foi suspensa às 23h porque ele teve pressão alta e taquicardia. Foi, então, levado em uma cadeira de rodas para o Instituto de Cardiologia, onde permanecia internado ontem. Seu quadro de saúde era descrito como "estável".
Na prova mais importante conseguida até agora pela CPI, Oliveira aparece conversando com o ex-chefe de polícia Luiz Fernando Tubino sobre um relacionamento entre o governo petista e os bicheiros. Na gravação, Oliveira diz estar falando em nome do governador Olívio Dutra (PT). Ao depor na CPI, disse, sob juramento, que deu ""um falso carteiraço" para convocar Tubino e que Olívio não sabia da conversa.
As diferenças constatadas no caixa do Clube da Cidadania levaram Vieira da Cunha a estranhar alguns fatos.
O principal foi que a entidade quitou, sem ter todo o dinheiro, a compra de um prédio que depois foi cedido em comodato ao PT em dezembro de 1998. Oliveira afirmou que o dinheiro que faltava (R$ 80 mil) foi arrecadado com amigos, mas não nomeou quem seriam esses amigos.
Ontem, os deputados chegaram a cogitar a possibilidade de continuar a ouvir Oliveira no hospital. Os médicos do Instituto de Cardiologia, porém, vetaram.
Para Vieira da Cunha, a captação de recursos é ""nebulosa".
O PT considera a atuação da CPI meramente política, com o objetivo de atingir o governador Olívio Dutra.


Texto Anterior: Viagem: FHC vai aos EUA e se encontrará com Bush
Próximo Texto: Eleições: Congressistas mantêm financiamento privado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.