São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2006 |
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Toda Mídia Nelson de Sá Telemarketing eleitoral
"Get Out The Vote", tirar eleitores de casa para votar, é a notícia que resta na cobertura da campanha para o Congresso dos EUA. Era o destaque ontem nos canais de notícias, com Fox News apontando "uso pesado de mensagens por telefone" e BBC mostrando o presidente a bradar "tire o vizinho de casa para votar".
Se os republicanos jogaram "sujo" no telemarketing, os democratas não ficaram atrás na web. O blog MyDD, há anos na vanguarda das ações on-line, comandou estratégia de "bombas Google" -a vinculação de links negativos aos nomes de republicanos. Diz o "NYT" que "funcionou". OS INSULTOS VOAM Recém-escolhido "a invenção do ano" pela "Time", o YouTube e seus vídeos mudaram "as regras", no entender da revista, também na política. Ou ainda, no dizer do "NYT", além de "desestabilizar o modelo de meio século de distribuição da televisão", o YouTube e semelhantes "tiveram um efeito de desestabilizar também a política" -em um momento dos EUA em que, afirma pesquisa da AP, 43% dos eleitores já se informam pela internet. Sem limites e controles, posts com vídeos improvisados de políticos, revelando até preconceito, como no caso da expressão "macaca", no episódio que é tido como síntese do impacto da ferramenta, terminaram por influenciar a campanha tradicional pela televisão. Neste ano, ela foi a mais "rancorosa" na história do país, segundo o "Wall Street Journal", ou aquela em que "os insultos voam", no dizer do "Financial Times", ontem em texto de destaque. DE NOVO NA MODA O britânico "Sunday Times" e o francês "Le Monde", também na edição de domingo, trouxeram reportagens sob títulos como "Brasil de novo na moda entre investidores" e "Brasil e Rússia, os grandes favoritos dos mercados". São entrevistados operadores e consultores de grupos como New Star, F&C, Torquil Clark, BNP Paribas, SGAM e outros -que levam a conclusões como "gerentes de fundos estão jogando dinheiro no Brasil depois da reeleição do presidente Lula", cuja "política deu segurança aos investidores", "o Brasil é um dos favoritos para 2007" etc. E O DINHEIRO ENTRA No título do despacho da Bloomberg, ontem, "Bovespa tem a maior entrada de recursos externos em nove meses". Entrevista um gerente de fundos, do Blackrock Inc., para quem "agora que a eleição presidencial ficou para trás, os investidores estão olhando mais para os fundamentos do mercado -e o Brasil é uma das melhores histórias". Despacho da Reuters foi pela mesma linha, registrando a entrada de investimento estrangeiro em outubro e, no dia, o desempenho positivo da Bovespa por conta de "uma seqüência de notícias corporativas", todas favoráveis. Leia as colunas anteriores @ - Nelson de Sá Texto Anterior: Campo Minado: Sem-terra é morto em briga por lote Índice |
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