São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

A malvada
Em conversa com um parlamentar, José Dirceu concluiu que a Medida Provisória 232 foi um erro do governo. No entender do chefe da Casa Civil, o ganho de arrecadação não compensa o custo político da MP.

Idéia fixa
O PFL reunirá sua Executiva Nacional em Brasília, no próximo dia 17, para fechar questão contra a MP que eleva impostos de prestadores de serviços. O encontro será usado para martelar a associação entre governo Lula e "fúria arrecadatória".

Fashion Week
FHC trocou as bolas ao analisar a indumentária de Lula em seu mais recente artigo para jornais. Ironizou, de leve, o "elegante paletó Armani" do sucessor. Que, como se sabe, prefere o nacional Ricardo Almeida.

Lei do silêncio 1
Graças ao recesso parlamentar, Eduardo Paes (PSDB-RJ) protocolou ofício diretamente na Secretaria Geral da Presidência pedindo informações sobre as férias dos amigos do filho de Lula no Palácio da Alvorada.

Lei do silêncio 2
Luiz Dulci respondeu que o assunto não era de sua alçada. O ministro ainda alfinetou o deputado tucano ao se colocar à disposição para esclarecimentos futuros, desde que encaminhados "pela Mesa da Câmara, nos termos da Constituição".

Mercado aquecido
Dado o assédio dos vários candidatos à presidência da Câmara, já existe deputado pensando em contratar empresário, a exemplo do que fazem os jogadores de futebol. Voto, só mediante pagamento de luvas.

Bom para todos
O acordo que resultou no consenso para a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado deve levar à criação de uma nova comissão permanente, Desenvolvimento Regional, a ser comandada por Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Pão e água
Ao limpar a pauta antes do recesso, o Senado deixou pendentes duas operações de crédito. Ambas beneficiariam o Maranhão do governador José Reinaldo (PTB), ex-afilhado e hoje inimigo da família Sarney.

Apagão escolar 1
Pouco antes do Carnaval, a prefeitura de São Paulo recebeu o seguinte aviso da Eletropaulo: nesta quinta-feira, o fornecimento de luz a escolas da rede municipal seria interrompido por falta de pagamento.

Apagão escolar 2
Algumas escolas da rede municipal não pagam suas contas de luz desde 2001. Outras estão atrasadas desde meados do ano passado. De acordo com a atual administração, alguns CEUs nunca pagaram. Por ora, o ultimato da Eletropaulo foi suspenso na base da conversa.

Maracatu atômico
Humberto Costa não trocou Brasília por Recife no feriado apenas porque gosta de Carnaval. Além de enfrentar a corda bamba da reforma ministerial, o titular da Saúde anda preocupado com o correligionário João Paulo. O prefeito ameaça candidatar-se ao governo em 2006.

Visto negado
Emissários de Patrícia Saboya Gomes (PPS) sondaram a direção do PT cearense a respeito da possibilidade de filiação da senadora ao partido. Foram imediatamente desencorajados.

Questão de paladar
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e o deputado Paulo Bernardo (PT) tiveram um cordial almoço na semana passada. Em pauta, a possibilidade de aliança tácita contra um inimigo comum: o governador Roberto Requião (PMDB).

TIROTEIO

Do presidente do PT, José Genoino, sobre artigo em que FHC aponta certo deslumbramento de ex-sindicalistas alçados ao poder com a eleição de Lula:
-O Fernando Henrique Cardoso, sim, é um eterno deslumbrado com o poder. Isso faz com que não consiga tratar seu sucessor com a elegância que se espera de um ex-presidente.

CONTRAPONTO

Discurso vencedor

Não é de hoje que a eleição aos cargos da Mesa Diretora da Câmara provoca disputas acirradas. Em 1997, o PMDB reuniu-se para indicar seu candidato à quarta secretaria, então cobiçada por três deputados.
O primeiro a falar foi Henrique Eduardo Alves (RN), que se disse representante dos "autênticos" do partido, invocando a memória de Ulysses Guimarães.
Em seguida chegou a vez de Barbosa Neto (GO), que lembrou ser herdeiro de uma tradicional família de políticos goianos, todos eles peemedebistas.
O terceiro, João Henrique (PI), hoje presidente dos Correios e à época deputado de primeiro mandato, perguntou a um aliado o que deveria dizer.
-Lembre que o quarto secretário cuida dos apartamentos. Prometa reformá-los e trocar as cortinas-, aconselhou o amigo.
Apurados os votos, João Henrique foi indicado com folga.


Próximo Texto: Um policial é morto e outro é torturado em área do MST
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.