São Paulo, quarta-feira, 08 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT quer presidente em palanque de candidato da Igreja Universal no Rio

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

O PT negocia a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no palanque do senador Marcelo Crivella (PRB), ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, apesar de ter o ex-deputado Vladimir Palmeira como candidato.
Alas do PT do Rio, porém, consideram a atitude precipitada e vêem desprestígio a Palmeira, já sacrificado em 1998, quando o PT o fez abdicar da candidatura em favor de aliança com Anthony Garotinho, eleito então e hoje adversário do partido.
Crivella disse à Folha que conversou na quinta-feira passada com o ministro Jaques Wagner (Relações Institucionais), em Brasília, sobre o apoio mútuo em provável segundo turno no Rio.
"Se isso ocorrer será lamentável. Crivella não tem nenhuma afinidade com o partido", diz o deputado estadual Alessandro Molon.
Crivella diz querer costurar aliança com partidos de esquerda, se possível ainda no primeiro turno. "Não vou mais para eleições como fui em 2004, para prefeito [ficou em segundo lugar], sozinho, contra tudo e todos."
Lula está de olho nos votos fluminenses, em geral, e da Igreja Universal, em particular. Líder da Igreja Universal e sobrinho do fundador, Edir Macedo, Crivella tem aparecido com consistência em segundo lugar nas pesquisas.
Crivella diz que apóia Lula contra Serra e abre palanque para ele, mas respeita a "história" e a candidatura de Palmeira. O problema é com o PT do Rio -que tem restrições a Crivella e à Universal, vistos como conservadores.
Petistas ouvidos pela Folha contam que Palmeira só aceitou concorrer com a garantia de Lula e da direção nacional de que não seria abandonado, mas que ele não se opõe a Lula ter mais de um palanque no Rio. Procurado ontem, Palmeira não foi localizado.


Texto Anterior: Eleições 2006/Regras do jogo: Câmara vota reforma eleitoral "desidratada"
Próximo Texto: Panorâmica - Hora das cassações: Laudo da Câmara atesta invalidez de Janene
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.