São Paulo, terça-feira, 08 de março de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Minissaia
Um dos vários cenários que Lula testa para a entrada de Roseana Sarney no governo pode vestir um santo para despir outro. A eventual ida da senadora para o Ministério do Turismo e o conseqüente deslocamento de Walfrido Mares Guia para Cidades desagrada o PTB.

Nem vem
O presidente do partido, Roberto Jefferson (RJ), avisa: "Se tirarem o Turismo do PTB haverá briga. Isso não foi uma coisa negociada. Será a ruptura".

Previsão furada
Enquanto o presidente não decide, aliados aproveitam para se divertir. Um petista diz ter passado o dia "esperando a reforma ministerial, que o Mercadante disse que sairia ontem".

Pensamento positivo
Apesar de seu destino indefinido na reforma, Ciro Gomes vai tocando a vida. Ontem, durante audiência pública em Fortaleza sobre a transposição do São Francisco, o ministro da Integração Nacional avisou que falará da obra na semana que vem, em cadeia de TV e rádio.

Show da transposição
Além de uma série de discursos favoráveis ao projeto do governo para o rio São Francisco, o evento em Fortaleza teve direito a canções entoadas por Fagner, velho amigo de Ciro Gomes.

Aliança tática
Com a cabeça a prêmio na reforma ministerial, o pernambucano Humberto Costa ganhará almoço de desagravo nesta sexta em Salvador. Como ACM costuma praticar tiro ao alvo contra o titular da Saúde, seus defensores baianos são todos anticarlistas.

Palanque duplo
O PT do Maranhão aceitou convite de José Reinaldo Tavares (PTB) para assumir uma secretaria. A sigla, no entanto, condiciona a aliança à promessa dele de apoiar Lula em 2006. O governador rompeu com Sarney, aliado do presidente.

Mera formalidade
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) deve entregar hoje o relatório com mudanças na medida provisória 232, que prevê aumento de impostos para prestadores de serviço. Como a proposta só atenua os efeitos da MP, a aposta é que se está longe de um acordo para votação.

Sem entraves
O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), diz que o partido indicou no ano passado os dois membros para a CPI das privatizações do setor elétrico, mas terá de substituir Eduardo Gomes (TO), que foi eleito para a Mesa Diretora da Casa.

Ponta do lápis
Apeado da Mesa da Câmara dos Deputados, o PT corre o risco de seguir pelo mesmo caminho na Assembléia paulista. PSDB e aliados contaram os votos no final de semana e já vislumbram condições de tirar a oposição a Geraldo Alckmin da primeira e quarta secretarias.

Prejuízo socializado 1
Após os ataques de José Rainha Jr. ao governo federal nos últimos dias, petistas procuraram líderes do MST em São Paulo pedindo que a onda de invasões prometida para o mês que vem, o "abril vermelho" não recaia somente sobre Lula.

Prejuízo socializado 2
Dois importantes dirigentes do MST prometeram que Geraldo Alckmin, agora na condição de presidenciável, entrou de vez na linha de fogo do Pontal do Paranapanema, área em que José Rainha tem forte influência, mas onde não está sozinho.

Outro lado
A agência Loduca 22, ex-Lowe Loduca, dona da conta de publicidade da Prefeitura de Londrina (PR) até o ano passado, diz que não participará da licitação para o novo contrato de R$ 5,7 mi. Publicitários da cidade suspeitam de favorecimento. A prefeitura nega irregularidades.

TIROTEIO

Do secretário da Casa Civil paulista, Arnaldo Madeira, sobre o presidente do BNDES, Guido Mantega, a quem os tucanos acusam de "má vontade" com os interesses de São Paulo:
-O Mantega cumpre o papel dele de sempre, de acatar ordens. Ele nada mais é do que um carregador de malas do Lula.

CONTRAPONTO

Centro do mundo

Na quinta-feira passada, realizou-se na Câmara dos Deputados o seminário Brasil-Japão. Resultado da união de esforços do Itamaraty, da embaixada do Japão em Brasília e de um grupo de parlamentares, o evento teve entre seus objetivos preparar a viagem que o presidente Lula fará àquele país em maio.
Como tem acontecido desde a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) à presidência da Câmara, era ele o centro das atenções.
Ao constatar a presença de um bom número de jornalistas, vários deles japoneses, o deputado Paulo Delgado (PT-MG), vice-presidente do grupo parlamentar de amizade Brasil-Japão, comentou com Severino:
-Presidente, sua imagem amanhecerá em Tóquio!
Longe de se entusiasmar diante dessa perspectiva, o presidente da Câmara rebateu:
-Por mim, prefiro amanhecer em João Alfredo.


Próximo Texto: Lula cogita pôr Ciro na Saúde para dar Integração ao PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.