São Paulo, sábado, 08 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Política ainda tem poucas mulheres

DA SUCURSAL DO RIO

O Brasil é o país da América do Sul com a segunda menor porcentagem de mulheres no Parlamento, à frente só da Colômbia.
É o que apontam dados tabulados pelo demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. Desde 1974, quando foi eleita apenas uma deputada federal, o percentual de deputadas tem aumentado quase que constantemente, até chegar, em 2006, a 8,8%. O avanço é pífio se comparado com a situação de outros países.
Uma comparação internacional, atualizada anualmente pela organização internacional IPU (sigla em inglês para União Inter-Parlamentar) mostra que, de uma lista de 188 países, atualizada em 2007, o Brasil aparecia apenas na 146ª posição, pouco atrás da Índia e à frente do Congo.
Um relatório divulgado em janeiro deste ano pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mostra que a situação se repete quando a comparação é de mulheres no ministério. No Brasil, apenas 8% em 2006. Só o México tinha percentual menor (5%). (ANTÔNIO GOIS)


Texto Anterior: União indeniza 7 perseguidas por ditadura militar no Brasil
Próximo Texto: Ranking da presença feminina no Parlamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.