São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Brasil vs. China?

"Olhe para Brasília, não para Pequim" foi o título do artigo de Bruce Gilley, cientista político e autor de "Political Change in China", ontem no "Wall Street Journal". Em suma, ele identifica "o desafio crescente às aspirações de grande potência da China" e também "o desafio à ordem global vigente", dos EUA, lançado por "um improvável trio de nações com credenciais democráticas impecáveis e sério peso mundial". Lista como, em quase tudo, "a China está do lado oposto" a Índia, Brasil e África do Sul. Que são "as democracias do inferno: usam sua identidade democrática comum para desafiar, não defender, os interesses dos EUA".
Por outro lado, é para Pequim que Lula viaja, agora. E foi de lá que a gigante de computadores Lenovo anunciou ontem, no site China Knowledge, a decisão de instalar uma fábrica no Brasil e outra na Índia.

"SOUNDS OF OPTIMISM"

Mais do "WSJ". Ontem a reportagem "Do Brasil, sons de otimismo" destacou que, "embora a volatilidade deva imperar no segundo trimestre enquanto os investidores navegam a crise global, os fundamentos apontam ganhos nas ações brasileiras". Entre outras razões, porque "deve prosseguir o afrouxamento" dos juros. Pela mesma razão, a Bloomberg saudou o país como "uma das histórias mais interessantes" dos emergentes, agora "mais estáveis".
Ao fundo, o ministro Guido Mantega deu entrevista ao alemão "Die Welt". Falou da "situação mais confortável" do país e fez previsão de "desaceleração", não recessão.

"GRAND STRATEGY"
ft.com
Na charge para a coluna do "FT", os muitos pesos de Obama, da economia ao Afeganistão
O colunista Gideon Rachman fez um balanço de Barack Obama na Europa, no "Financial Times". Lembrou do "desastre econômico" aos "europeus que não ajudam" e concluiu que, apesar de "inusitadamente inteligente", ele pode ser "O homem certo na hora errada", título do texto.
Já David E. Sanger, no "New York Times", diz que ele traçou na viagem as "linhas de uma grandiosa estratégia Obama". Falou contra "terroristas, mas não tiranos". Deu "boas-vindas a China, Índia e Brasil em papéis centrais e permanentes na decisão dos rumos da economia global". E lançou sua "visão de um futuro sem armas nucleares".

granma.cubaweb.cu
MÃO ESTENDIDA
Na capa do estatal "Granma", ontem, a coluna de Fidel Castro saúda "os sete congressistas que nos visitam". E a manchete, com foto do encontro, ressalta Raúl com os parlamentares negros dos EUA

DE FIDEL PARA OBAMA
Foi também manchete on-line do "Miami Herald" ao longo do dia, com despacho da AP: "Fidel Castro encontra congressistas americanos", mais uma foto antiga do líder cubano em chapéu de caubói. No texto, "o encontro parece sublinhar o desejo do governo cubano de melhorar relações com os EUA de Obama".

CUBA E AS AMÉRICAS
O Departamento de Estado postou vídeo e íntegra de uma entrevista do assessor da Casa Branca para a Cúpula das Américas, que acontece ainda neste mês. Ele cobrou democracia em Cuba e avisou que a eventual liberação das viagens à ilha e do envio de dinheiro pelos exilados "não inclui suspender embargo".

ALGUMA JUSTIÇA

Foi submanchete por todo lado, abaixo do terremoto, "A Justiça anula julgamentos dos acusados do assassinato da missionária Dorothy Stang", no enunciado da Globo.
Nos EUA, a começar do site do "Dayton Daily News", jornal da cidade natal da freira, a decisão repercutiu com despacho da Associated Press, que destacou a nova ordem de prisão do suposto mandante, o fazendeiro Vitalmiro de Moura, e também a determinação de novo julgamento.

jornalnacional.globo.com
"JN" VS. FRANKLIN
A Globo destacou Diogo Mainardi, da "Veja", que veiculou denúncia contra o ministro Franklin Martins por episódio envolvendo o irmão Victor Martins. Até três anos atrás, o ministro era o comentarista de política do "JN"

noticias.uol.com.br
"LOUCO POR JATINHO"
O "JN" volta a atacar Franklin Martins, mas evita os jatinhos de Tasso Jereissati. Já o UOL de Fernando Rodrigues não deixa sufocar a notícia e destacou vídeo sarcástico sobre a prática do senador, ontem na home


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Congresso: CPI das ONGs aprova quebra de sigilo de entidades ligadas a MST
Próximo Texto: Elio Gaspari: Depois do iPod no som, o Kindle no texto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.