UOL

São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

IGREJA

CNBB defende soberania na Amazônia

RAFAEL CARIELLO
ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA

O arcebispo de Manaus, d. Luiz Soares Vieira, disse ontem que a soberania brasileira sobre a Amazônia está ameaçada e que "se não tomarmos cuidado, devagar a gente pode perder essa região".
"Dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade é conversa. A Amazônia brasileira é patrimônio do Brasil, a serviço da humanidade", afirmou d. Luiz. Ele disse falar em nome da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
As declarações foram feitas durante entrevista coletiva em Itaici, distrito de Indaiatuba (SP), onde os bispos estão reunidos para a 41ª Assembléia Geral da entidade.
D. Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG) e ex-presidente da CNBB, disse na entrevista que "a Amazônia transformou-se hoje numa grande prioridade para os bispos". "Essa vai passar para a história como a assembléia da Amazônia."
D. Luiz declarou que a Igreja Católica se preocupa com a região também do ponto de vista evangelizador. Ele disse que lá faltam padres e que a igreja tem perdido fiéis: "Em Rondônia, hoje, 45% da população é evangélica."
D. Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ) e membro do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), que participou da coletiva, também chamou atenção para a biopirataria. E reiterou: "Ela [Amazônia] é do Brasil, a serviço da vida da humanidade". A comissão para a Amazônia, reunida em Itaici, propôs que a igreja crie na região universidades católicas e aumente a formação de padres.


Texto Anterior: Operação social: Dulci se reúne com ONGs e diz que PPA também terá metas sociais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.