São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Lula critica nomeação política para cargos em embaixadas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula criticou ontem a nomeação de políticos para embaixadas, expediente que já usou.
Em 2003, Lula nomeou o peemedebista Paes de Andrade para a Embaixada do Brasil em Portugal, o ex-presidente Itamar Franco para Roma e o então petista Tilden Santiago- hoje no PSB- para Havana.
Em discurso ontem na formação de uma turma do Instituto Rio Branco, que forma os diplomatas, o presidente disse que é importante valorizar a carreira.
"As pessoas esperam a vida inteira para ter um cargo importante e, quando entra um novo governo, coloca um político derrotado no lugar do embaixador", disse.
Em seguida, Lula fez um mea-culpa: "Isso parece fácil, mas eu acho que não tem nada mais importante para valorizar e motivar a carreira do que a gente garantir a fluidez do tempo que as pessoas têm que ocupar os seus cargos. Essa foi uma lição que eu tive do primeiro para o segundo mandato."
Lula recebeu elogios do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) por ter criado 400 cargos no corpo diplomático brasileiro.


Texto Anterior: Caso Battisti: Novo advogado de terrorista italiano apela a jurisprudência
Próximo Texto: STF livra Delúbio, Marcos Valério e Genoino de ação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.