São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Já era previsto, já tem kit

Fátima Bernardes, sites e portais apareceram às pressas às 19h com "A chegada da gripe" e "Ministério da Saúde confirma quatro casos".
De imediato, o UOL destacou que o "País já dispõe de kits de diagnóstico rápido" e "a confirmação de suspeitas pode ser feita em até três dias".
O "Jornal Nacional", uma hora depois, sublinhou na escalada de manchetes que "a chegada do vírus já era prevista e o país está preparado".

POBRES SEM ANGÚSTIA
Claudio Munoz/economist.com
China, Brasil e Índia "viram um time", na nova "Economist"

"Os pobres se unem na adversidade", diz a "Economist", em reportagem mostrando que, enquanto os "ricos se angustiam" se o capitalismo anglo-saxão deve dar lugar à versão francesa, "os emergentes avançam sem angústia".
O pouco que debatem é quanto à demanda interna ou externa na qual basear a economia. Não questionam o capitalismo nem abraçam os pedidos de "renacionalização", como no caso da Embraer. Brasil, Índia e China são dados como governos que, em relação a EUA e Europa, hoje, pouco duvidam do mercado. Em parte, porque já vinham mais contidos na liberalização. "Mais importante, os maiores emergentes já começam a ver pistas de recuperação."

É A ECONOMIA

O "Financial Times" voltou os olhos para o Brasil, nesta semana. Começou com Neil Dennis noticiando o "salto nas exportações", seu título, e o efeito no câmbio.
Avançou com David Oakley e Johanna Kassel, anteontem na reportagem "Emergentes lideram a retomada" das ações, a começar do Brasil, um dos dois "emergentes mais fortes".
E terminou ontem com Jonathan Wheatley avaliando que a "Economia brasileira é a verdadeira isca para os famintos por lucro".

A INDÚSTRIA SOBE

A Bolsa caiu ontem "após cinco dias de ganhos", deram Folha Online e outros no fim do dia.
Mais importante, na manchete do site até pouco antes da chegada da gripe suína, no início da noite, "Atividade industrial cresce em março após cinco meses", segundo a CNI.

AS NOTAS CONTINUAM

De Nova York, via Reuters, a Moody's, com mais de um ano de atraso em relação às concorrentes, saiu falando em dar "grau de investimento", enfim, ao Brasil.

A CERVEJA SOBE

Na Reuters, em despacho de Bruxelas, Seul e Hong Kong, "Salta o lucro da AB InBev no primeiro trimestre" e a razão foi o "crescimento no volume, notadamente no Brasil". A maior cervejaria do mundo é comandada por brasileiros como o diretor financeiro Felipe Dutra, que apresentou os números.
A AP escreveu que os lucros "se devem largamente ao Brasil, onde Carnaval e bom tempo" ampliaram o consumo. A Dow Jones destacou o resultado específico do país, da AmBev.

ESTÁ COMEÇANDO...

O site conservador Drudge Report destacou ontem que "Está começando: Qatar sinaliza acordo para novo hotel de luxo em Havana... Viagem de americanos a Cuba está crescendo... Degelo atrai amantes de arte, investidores...". Sobre o hotel, o projeto foi lançado anteontem e envolve um investimento de US$ 75 milhões, de olho nos turistas americanos já liberados.

EUA E A AL

O "New York Times" fez longo perfil do assessor de Segurança Nacional dos EUA, James L. Jones. O próprio general defendeu seu estilo discreto e deu como exemplo a Cúpula das Américas: em vez de posar com Obama, cedeu o lugar e foi ouvir de Nelson Jobim e do também assessor Marco Aurélio Garcia conselhos para lidar com Hugo Chávez.

ESPANHA E A AL

O "El País" deu reportagem sobre o novo secretário de Estado da Espanha para a América Latina, que destacou que seu país já é o "segundo investidor" na região, atrás apenas dos EUA.
A "Economist" avalia que, com a forte crise na Espanha, a América Latina virou tábua de salvação para grandes empresas como Telefônica e o banco Santander.

NO TEATRO DO MUNDO

Tristam Kenton/guardian.co.uk
Começam as homenagens ao diretor Augusto Boal. O "Guardian" deu dois longos textos, destacando a "luta contra a opressão".
No "El País", Ariel Dorfman contou como ele "era flexível, fluido, aberto ao mundo".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Escândalos no Congresso projetam site
Próximo Texto: STF aceita denúncia contra dono de castelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.