São Paulo, sábado, 08 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF diz ter detido membro das Farc no Brasil

Segundo a polícia, José Samuel Sanchez é da comissão de finanças e logística do grupo; mais 7 foram presos no Amazonas

Colombiano intermediava tráfico entre guerrilha e brasileiros; 45 kg de cocaína foram apreendidos e um acampamento foi destruído


KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Polícia Federal informou ontem que prendeu na tarde de quinta-feira o colombiano José Samuel Sanchez, apontado por investigações do órgão como membro da comissão de finanças e logística das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
A prisão ocorreu durante a Operação Rota Solimões, realizada em Manaus e em duas cidades da região oeste do Amazonas (Maraã e Tefé), na fronteira com a Colômbia. Além de Sanchez, mais sete pessoas foram presas (três brasileiros e quatro colombianos) sob suspeita de tráfico internacional de drogas e formação de quadrilha. A PF apreendeu 45 quilos de cocaína.
O superintendente da polícia no Amazonas, delegado Sérgio Fontes, afirmou que Sanchez, conhecido como "Tatareto", intermediava a compra de drogas entre as Farc e os narcotraficantes brasileiros. O grupo utilizava os rios Japurá e Solimões para escoar carregamentos da droga. Um acampamento dos traficantes foi destruído, segundo o órgão.
Foram encontrados rádios de comunicação que podiam interceptar conversas da polícia. "A organização [de brasileiros e colombianos] tinha contato direto com as Farc para obter droga e, em troca, recebia apoio logístico e armas para transportar grandes carregamentos", disse o delegado. Sanchez, que usava o nome falso Daniel Rodriguez Orosco no Brasil, agia em acampamento que abriga laboratório de refino de cocaína, segundo a PF. Os oitos presos serão levados para um presídio de Manaus.

Guerrilha
As Farc são uma organização que atua há mais de 40 anos na Colômbia. O grupo é acusado de envolvimento com narcotráfico, extorsão e sequestros de funcionários do governo, políticos e empresários do país. Os EUA consideram as Farc um grupo terrorista e ajudam o governo colombiano no combate à guerrilha. Segundo estimativas, as Farc possuem entre 6.000 e 8.000 integrantes.

Colaborou JEAN-PHILIP STRUCK, da Agência Folha



Texto Anterior: Paulo Li indica secretário como testemunha
Próximo Texto: Governo infla dados e erra mapa em anúncio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.