UOL

São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHICO DE OLIVEIRA:

"Programa de Serra era melhor que o de Lula"

DA REPORTAGEM LOCAL

"Para falar a verdade, o programa do [José] Serra era melhor do que o do Lula. Mais bem estruturado, mais claro. Talvez por isso ele tenha perdido."
O autor da frase é o sociólogo Francisco de Oliveira, filiado ao Partido dos Trabalhadores, que participou da elaboração do programa de reforma política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando candidato.
A declaração fez parte da análise da vitória de Lula e da inclinação de seu governo para uma "orientação conservadora", exposta por Oliveira na última quinta na USP.
Segundo ele, Lula só pôde romper a barreira de rejeição que sempre enfrentou em eleições anteriores porque as relações entre classes sociais e representações políticas foram afetadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso, que enfraqueceu tanto a burguesia nacional quanto os sindicatos e os trabalhadores.
A "clareza" do programa de Serra, que segundo o sociólogo pode ter levado à sua derrota favorecendo a Lula o recolhimento dos "estilhaços" das identificações políticas dinamitadas pelo governo FHC, pôde ser comprovada, diz Oliveira, na sabatina do tucano à Folha durante a campanha.
"Num debate no Teatro Folha, em que Clóvis Rossi foi para cima do Serra com a clássica pergunta sobre Previdência Social, qual o modelo que ele assumia, ele disse nitidamente que era o chamado modelo distributivo", disse Francisco de Oliveira.
Para o sociólogo, sua explicação para a eleição de Lula é melhor do que acreditar na intervenção "milagrosa" do marqueteiro Duda Mendonça. (RC)


Texto Anterior: Paulo Arantes: "Ao prometer consumo, prometem guerra civil"
Próximo Texto: "Fase dois" ainda é possível, rebate cientista político
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.