São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Modo de aloprar

O ministro Guido Mantega (Fazenda), que desde sempre enche os ouvidos de Lula contra "os tucanos" do Ipea, ganhou companhia. Recém-chegado ao governo, Roberto Mangabeira Unger tem repetido por onde passa que os economistas do instituto, agora subordinado à Secretaria de Planejamento Estratégico, são "muito conservadores". O alvo do professor de Harvard é o chamado Grupo de Conjuntura, no qual pontificam nomes como Fábio Giambiagi -conhecido, entre outras posições, pelo remédio amargo que receita para a crise da Previdência. Na contramão de mensagens tranqüilizadoras emitidas antes da posse, Mangabeira já manifestou a mais de um auxiliar de Lula a intenção de promover uma limpa no Ipea.

O filho é teu. Quando o tema Mangabeira veio à tona no Planalto dias antes da posse do professor, Lula virou-se para Dilma Rousseff e avisou com bom humor: "O primeiro problema que der quem vai resolver é você". A ministra ia responder, mas o presidente cortou: "E pode chamar o Tarso, que é outro pai da criança".

Índex 1. No ranking das decepções de Renan Calheiros (PMDB-AL), Aloizio Mercadante (PT-SP) ocupa hoje o primeiro posto. O presidente do Senado enxerga o dedo do petista em sucessivas derrotas que lhe foram impingidas.

Índex 2. Renan não se cansa de dizer que ajudou Mercadante na época do famigerado dossiê contra os tucanos. Lembra também que contrariou o PMDB para lhe dar o comando da poderosa Comissão de Assuntos Econômicos.

Multiuso. Quem conhece Cláudio Gontijo acha que será inócuo o cruzamento que os relatores do caso Renan pretendem realizar entre liberações para a Mendes Júnior e pagamentos a Mônica Veloso. O lobista, diz um senador, é um "genérico" que não atua apenas para a empreiteira à qual está formalmente ligado.

Tarefeira. Os pitbulls de Renan começam a acreditar que foi mau negócio aceitar Marisa Serrano (PSDB-MS) na trinca de relatores. Embora afável, ela dá sinais de que jogará afinada com a cúpula tucana -que já foi mais sensível aos apelos de Renan.

Nem lá... A base governista negocia fórmula para solucionar o impasse na votação da medida provisória que cria o Instituto Chico Mendes. O PMDB insiste que novas áreas de proteção tenham de ser aprovadas pelo Congresso, idéia da qual a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) não aceita nem ouvir falar.

...nem cá. Pela proposta de acordo costurada com a ajuda do relator da Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), a criação de uma área de proteção ambiental estaria condicionada à prévia desapropriação das terras particulares nela incluídas. Tudo para garantir uma indenização mais rápida aos proprietários rurais.

Fronteira 1. Balanço a ser divulgado amanhã pelo TSE destaca municípios que estão próximos de atingir 200 mil eleitores, mínimo exigido por lei para haver a possibilidade de realização de segundo turno. Entre eles, Guarujá (SP), Rio Branco (AC), Taubaté (SP), Vitória da Conquista (BA) e Uberaba (MG).

Fronteira 2. Em Uberaba, por exemplo, faltam cerca de 2.500 eleitores para alcançar a marca. Como os números válidos para o pleito de 2008 serão fechados em maio, algumas cidades ainda podem subir para a "primeira divisão" -e outras, perder eleitores e o direito ao segundo turno.

Escudo. Ex-prefeito de Vitória, o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES) tenta emplacar o vereador Luciano Rezende (PPS), seu ex-secretário, como candidato opositor à reeleição de João Coser (PT). Se o afilhado não decolar nas pesquisas, o tucano não descarta a possibilidade de disputar de novo o cargo.

Tiroteio

"Agora que Silas Rondeau vai voltar, Lula poderia aproveitar e reintegrar José Dirceu ao governo."


Do deputado federal LUIZ CARLOS HAULY (PSDB-PR), sobre a possível recondução ao cargo do ex-ministro das Minas e Energia afastado na esteira da Operação Navalha.

Contraponto

Recordistas

Destacado membro da tropa de choque de Renan Calheiros, Wellington Salgado (PMDB-MG) resolveu fazer piada com a representação contra Gim Argello (PTB-DF), suplente de Joaquim Roriz, prometida pelo mesmo partido que colocou em marcha o processo contra Renan:
-O PSOL está com a cabeça no Pan. Quer ganhar medalha de ouro na modalidade "denuncismo".
Ao que o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) retrucou:
-Erra duplamente o senador. Estamos sempre convidando outros partidos para o pódio, e só agimos assim porque no Brasil há campeões olímpicos de corrupção!


Próximo Texto: Planalto privilegia PT nas obras do PAC em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.