São Paulo, quarta-feira, 08 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Dignidade?

Globo, Record, Band e seus canais de notícias transmitiram. Também CNN, Fox News, BBC World, por aqui. Também UOL, G1, Terra, iG, os portais todos com "streaming". Nos EUA, pelos relatos, quatro redes, inúmeros canais pagos e até o "New York Times" transmitiram. E foi só parte da aldeia global formada para o funeral de Michael Jackson.
Do longo desfile de celebridades, o "Variety" destacou que a produção queria "dignidade" e conseguiu: "Foi espetáculo, mas não faltou tristeza e, sim, dignidade". Nos enunciados de "Wall Street Journal" e Associated Press, "tom espiritual".
Já o Gawker ressaltou, entre os dez "momentos mais importantes", o "arrepiante final" com a filha sublinhado também pelo TMZ, o site de fofocas que noticiou a morte. Mas o que o TMZ mais explorou ontem foi o rumor de que o caixão não trazia o corpo nem não se conhecia seu paradeiro.
Segundo Radar e Folha Online, apesar da exposição, não se notou maior salto na audiência de TV por aqui ou no tráfego on-line pelo mundo.

TV+FACEBOOK

cnn.com
O blog de Tiago Dória ressaltou que MJ, ontem, marcou a integração do Facebook à TV. A CNN, que já havia usado o Facebook Connect para a posse de Obama, foi seguida agora por ABC, MTV e E!. CBS e MSNBC testaram outras redes sociais. Segundo o Mashable, o Facebook registrou mais de 500 mil atualizações, 300 mil via Connect.

OBAMA VS. MJ

O site Politico postou que nem Obama escapou de Jackson. Em série de entrevistas para CNN, ABC, NBC e CBS, na Rússia, disse que "isso é parte da cultura americana", a atenção aos ídolos. "Mas eu imagino que as pessoas, em algum momento, vão se voltar novamente para coisas como armas nucleares".

NENHUMA LINHA

Dias atrás, o Blue Bus destacou que a nova revista "Piauí" traz, na capa, "Exclusivo! Nenhuma linha sobre MJ". Mas Eugênio Bucci anotou, ontem no Observatório da Imprensa, que o site da revista já postou sobre a morte célebre e que a edição pode ter rodado sem tempo de incluir algo além da chamada de capa.

EM BUSCA DA DIGNIDADE

Na página "mais popular" ontem no "NYT", o conservador David Brooks se declara "Em busca da dignidade", título da coluna. Lamenta como hoje "somos estimulados a nos tornarmos administradores de nossas próprias marcas, a gravarmos danças de autopromoção para transmitir nossos talentos. No culto do naturalismo, somos estimulados a descartar artificialidade e repressão e a libertar nossos sentimentos." E por aí vai.
Cita a "indignidade" das entrevistas de Mark Sanford e de Sarah Palin, "pessoas sem normas sociais que as guiem pelas correntes de suas paixões". Mas, para não fechar com "pessimismo cultural", cita o exemplo de "reticência, dignidade, autocontrole" de Obama.

MOEDA GLOBAL

liberation.fr
Sarkozy, Lula e a "mudança" na capa do "Libé"

O texto de Nicolas Sarkozy e Lula, publicado ontem por "NYT", "Libération" e Folha, ecoou como principal notícia da americana AP sobre o G8 com o enunciado de que os dois teriam lançado a ideia de "expandir o G8" contra o G20, tão defendido pelo Brasil.
Já a britânica Reuters, no topo das buscas pelo Yahoo News, ressaltou que Rússia, China e Brasil "vão usar a cúpula do G8 para defender sua visão de que o mundo precisa começar a procurar uma nova moeda de reserva global como alternativa ao dólar".

SUPERPOTÊNCIA?

barnesandnoble.com
O instituto Brookings, "think tank" próximo a Obama, anunciou que lança no próximo dia 13, com debate em Washington, o livro "Brasil Como Superpotência Econômica?", já à venda por Amazon e Barnes & Noble.
E a "American Diplomacy" já saiu com uma primeira resenha. Em suma, saúda como o livro "faz todas as perguntas certas", a começar do questionamento da capacidade do Brasil de deixar para trás seu isolamento histórico. Por outro lado, os textos de temas e autores diversos, da economia aos programas sociais, "não se integram efetivamente no tema essencial".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Paraíba: Assembleia derruba lei de verba "social"
Próximo Texto: Governo de RR vai comprar fazenda da família de Jucá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.