São Paulo, sábado, 8 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula chama FHC para debate

BERNARDINO FURTADO
CARLOS EDUARDO ALVES
enviados especiais ao Vale do Paraíba

Luiz Inácio Lula da Silva desafiou ontem o presidente Fernando Henrique Cardoso, candidato à reeleição, para um debate em praça pública sobre o desemprego.
"Pode escolher um local neutro, pode ser na praça da Sé, no vale do Anhangabaú, eu vou até Brasília para debater sobre as propostas de combate ao desemprego, a dele e a nossa, para ver qual é a melhor."
Lula disse que não queria chamar a proposta de desafio, porque, segundo ele, trata-se de uma palavra que sugere prepotência. Lula afirmou que estava fazendo um convite.
A proposta de Lula foi feita como fecho de um discurso do candidato em seminário sobre emprego promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) em Taubaté (134 km a nordeste de São Paulo).
Em resposta, o porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, disse que o presidente Fernando Henrique Cardoso não está pensando em participar de debates sobre temas eleitorais.
Lula disse que as medidas para geração de emprego anunciadas anteontem por FHC "apenas servirão para maquiar as estatísticas sobre desemprego".
O candidato petista afirmou que algumas medidas anunciadas já constavam do pacote lançado por FHC durante a crise das Bolsas asiáticas em outubro passado. Ele citou o fundo para empréstimos para micro e pequenas empresas.
"O Fernando Henrique virou um candidato promessinha. Ele quer que as pessoas esqueçam o que ele prometeu e não cumpriu para que possa prometer de novo. Ele é o presidente do desemprego."
No final da tarde, em São José dos Campos, o petista disse em palestra a pequenos empresários e militantes que é chegada a hora de o setor patronal parar de reclamar.
"Se vocês quiserem parar de chorar, têm que votar em mim", afirmou, dirigindo-se aos empresários reunidos na Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos.
Lula insistiu na tese sobre uma suposta destruição do setor industrial nacional.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.