São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro Caputo diz que TSE é isento

MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

O ministro Carlos Caputo Bastos, um dos principais alvos de críticas do PPS, terá seu mandato vencido em 26 de setembro, e sua recondução ao cargo depende do presidente Fernando Henrique Cardoso. Para Caputo o TSE age de forma isenta nas decisões.

 

Folha - O sr. foi advogado do presidente Fernando Henrique Cardoso na eleição de 1998. Isso não seria um motivo para se declarar impedido de julgar nessas eleições?
Carlos Caputo Bastos -
Eu era apenas um dos advogados. Um juiz só se declara impedido em casos em que atuou como advogado. O presidente não é candidato.

Folha -O fato de sua recondução ao cargo depender exclusivamente do presidente não pode comprometer sua isenção?
Caputo -
Sou ministro há dois anos. Coincidiu que o meu processo de recondução é agora.

Folha -Não pode ser uma espada sobre sua cabeça saber que sua recondução depende do presidente, um dos interessados na eleição?
Caputo -
Eu só lhe peço que me dê o benefício da dúvida. Quando você aceita o mandato de juiz, você tem que fazer um juramento de cumprir as leis, a Constituição. A maneira mais fácil de analisar meu comportamento como juiz é vendo os meus votos.

Folha - O PPS diz que o sr. é o ministro que mais dá direitos de resposta ao candidato José Serra.
Caputo -
Isso para mim não é uma informação relevante. Eu recebo um processo, as duas partes se manifestam. Examino a lei e dou a decisão. Eu só fico surpreso porque no caso mais polêmico [a exibição de Ciro chamando um ouvinte de uma rádio de "burro"], eu decidi a favor do Ciro.

Folha - Mas depois o sr. votou a favor de os advogados de Serra recorrerem fora do prazo, e eles conseguiram reverter a decisão, mantendo a imagem no ar.
Caputo -
Eu não achava que estava fora do prazo. Havia uma nulidade: nenhum dos advogados haviam sido citados.

Folha - Até agora, o Serra obteve no TSE sete decisões que o beneficiam, e o Ciro teve seis desfavoráveis. O TSE age com isenção?
Caputo -
Essa estatística pode dizer alguma coisa, mas também pode não dizer nada. Tem que ver o conteúdo dos processos. Eu não teria razão para não acreditar que o TSE está sendo isento.


Texto Anterior: Outro lado: Ministro diz que intermediação não aconteceu
Próximo Texto: Campanha em crise: Sem recursos financeiros, Garotinho perde o apoio de lideranças do PSB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.