UOL

São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

PERFIL

Educadora paulista sempre estudou em escola pública

DA REPORTAGEM LOCAL

Como tantos quadros de sua geração e tão poucos das seguintes, Iara Prado, 57, só estudou em escola pública. Formada em história pela USP, ex-militante de esquerda presa por quase um ano no período militar, lecionou na rede paulista até que a identidade política com o grupo que anos mais tarde fundaria o PSDB levou-a ao segundo posto da Secretaria da Educação durante o governo Montoro (1983-1986). Na administração Quércia (1987-1990), foi diretora técnica da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
Secretária de Ensino Fundamental na gestão FHC, esteve diretamente envolvida em duas das principais conquistas educacionais da era tucana, reconhecidas até por adversários: a criação do Fundef, que transformou a forma de financiamento do ensino básico, e o cumprimento da meta de universalização da escola para a faixa etária até 14 anos.
De volta a São Paulo, vive um auto-imposto período sabático no que diz respeito à educação. Iara Prado é casada e mãe de um casal de filhos adultos. (RLP)


Texto Anterior: Contraponto: Atual secretária nega ter mudado equipe sob pressão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.