São Paulo, terça-feira, 08 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Presidente só deu primeira coletiva após dois anos

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só concedeu sua primeira entrevista coletiva no Brasil em 29 de abril deste ano, quase dois anos e quatro meses após sua posse. Ainda assim, a coletiva só saiu com a condição de que os jornalistas não tivessem o direito de contestar suas respostas. Lula foi exaustivamente preparado por seus ministros e por Duda Mendonça.
Até então, Lula só tinha concedido coletivas no exterior: Davos (Suíça), Cusco (Peru), Evian (França), Caracas (Venezuela), Xangai (China). Conversou ainda com colunistas de jornais (mas proibiu o uso de gravadores), radialistas e alguns veículos (BBC, TV Bandeirantes). Em meio à crise, concedeu entrevista a uma jornalista brasileira na França.
Seu comportamento refratário à imprensa se acentuou em maio de 2004, quando o governo cancelou o visto do jornalista Larry Rohter, do "New York Times". A Justiça derrubou a medida. Pouco depois, em agosto, Lula encaminhou ao Congresso um projeto que criava o Conselho Federal de Jornalismo, com poderes para "orientar, disciplinar e fiscalizar" o exercício da profissão, podendo punir jornalistas. A Câmara rejeitou o projeto.


Texto Anterior: Entrevista eleva ibope, mas não atinge 4 pontos
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/O Presidente: "Reeleição não mexe com minha cabeça"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.