São Paulo, sexta-feira, 09 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Andifes nega que haja problemas nas instituições

DA AGÊNCIA FOLHA

As universidades não estão cometendo irregularidades, exceto em casos isolados, e o acórdão do TCU é uma boa oportunidade para resolver problemas de gestão de recursos enfrentados pelos reitores, disse o vice-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) e reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.
A UFG disse que criou uma comissão para que já neste ano não haja distorções na relação com a fundação. A UFC disse ter feito o mesmo.
O reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, disse que a instituição discorda da interpretação do TCU em alguns pontos e recorreu ao STF: "Quando os auditores falam em bolsas exorbitantes, é preciso dizer em relação a quê. A lei não fixa valor".
O procurador jurídico da UFRR, Aldir Menezes, disse que, quando a auditoria foi realizada, a UFRR já discutia a regulamentação da relação com sua fundação de apoio.
A UFRN disse que não há irregularidades, só recomendações técnicas, e que tomou providências para adaptar situações julgadas impróprias.
O pró-reitor de extensão e cultura da Ufersa, Rodrigo Moura, disse que a irregularidade é só formal e que a instituição transferia recursos à fundação para não ter de devolver as verbas à União.
Vice-reitor da UFBA, Francisco José Gomes Mesquita disse que a instituição está participando da discussão com outras universidades para solucionar as questões. A UFPE disse que ainda não recebeu o relatório do TCU para poder comentá-lo.
A UFOP disse que ainda está preparando suas justificativas sobre os problemas.
A UFAM, a UFPI e a fundação de apoio da UFF foram contatadas, mas não se pronunciaram até a conclusão desta edição. Às 17h40, as assessorias da UFPR e da fundação disseram que não havia ninguém disponível para atender a reportagem. A Folha não conseguiu falar com a UFSC, a UFRRJ e a UFAC. (GUSTAVO HENNEMANN, CRISTINA MORENO DE CASTRO e SÍLVIA FREIRE)


Texto Anterior: TCU vê irregularidades em 16 universidades federais
Próximo Texto: Contestação: UFMG pede no supremo mandado contra acórdão do TCU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.